Rede Globo Rede Record Rede Bandeirantes TV Cultura TV Manchete HBO FOX

terça-feira, 30 de março de 2010

A História de Ester



Autoria: Vívian de Oliveira
Direção: João Camargo e Régis Farias
Período de exibição: 03/03/2010 a 01/04/2010
Horário: 23:00h
Nº de capítulos: 10

Elenco:
Gabriela Durlo - Ester de Susa (Hadassa)
Ewerton de Castro - Mordecai (Mardoqueu)
Marcos Pitombo - Rei Assuero (Xerxes I)
Paulo Gorgulho - Hamã
Vanessa Gerbelli - Zeres
Paulo Figueiredo - Memucã
Léa Garcia - Rarã
Paulo Nigro - Aridai
Eliete Cigarini - Rebeca
Giuseppe Oristanio - Joel
Letícia Colin - Ana
Rocco Pitanga - Harbona
Vitor Hugo - Teres
Lana Rodes - Tafnes
Felipe Martins - Bigtã
Gabriel Gracindo - Dalfon
Maria Ceiça - Quinlá
Daniela Galli - Rainha Vasti
Márcio Kieling - Ruben
André Di Mauro - Hegai
Juan Alba - Abiail
Cássia Linhares - Lia
Barbara Maia - Hadassa (Ester Criança)
Roberto Pirillo - Escriba Real
Maurício Ribeiro - Simion
Roberto Bomtempo - Narrador

A Trama:
A historia se passa por volta de 400 anos A.C. na antiga Pérsia, onde hoje é o Irã, e tem como trama principal uma linda história de amor entre uma mulher do povo, Ester, e o rei Assuero.

Hadassa, ainda criança, é resgatada por Mordecai depois que seus pais, Abiail e Lia, são mortos em uma grande perseguição dos amalequitas aos judeus. Mordecai, também judeu, consegue fugir e criar Hadassa como sua própria filha. Ele trabalha no palácio de Assuero como guarda do exército real. Depois de vencer uma difícil batalha contra os gregos, Assuero e seu exército desfilam pelas ruas de Susã, capital persa. O povo celebra com grande euforia.

Em meio à multidão, a linda Hadassa chama a atenção de Assuero. Os dois trocam um olhar de encantamento. Em seguida, Assuero segue para o palácio onde oferece uma grande festa aos príncipes da província e também aos funcionários reais. Enquanto isso, a rainha Vasti, mulher de Assuero, oferece outra festa apenas para as mulheres. Tudo segue muito bem até que os nobres pedem a presença de Vasti no banquete real. Assuero concorda e pede que Memucã, seu homem de confiança, traga a rainha para a festa. Vasti, no entanto, se recusa e causa a ira de Assuero, que a expulsa do reino. Hamã, conselheiro de Assuero, convence o rei a convocar todas as virgens do reino para escolher a nova rainha.

Mordecai escuta a conversa e tenta esconder Hadassa, mas soldados invadem sua casa e a levam. Hadassa troca o nome para Ester, já que Mordecai teme represálias por ela ser judia. Sob os cuidados do eunuco Hegai (André di Mauro), todas as virgens passam por rituais de beleza e aprendem como se portar diante do Imperador. Assuero passa a noite com diversas mulheres, mas nenhuma o encanta. Até que chega a vez de Ester. O rei a reconhece e fica impressionado com sua beleza e sabedoria, já que mesmo atraída por Assuero, ela se mostra indignada por ser obrigada a se deitar com ele. Ester declara que sempre imaginou um amor para a vida toda e que este deveria ser conquistado, não imposto.

A coragem com que Ester enfrenta o rei, o deixa ainda mais apaixonado. Assuero não passa a noite com Ester e decide conquistar o seu amor. Ao voltar para o harém sem ter sido tocada pelo rei, Ester surpreende Hegai e os dois acabam se tornando amigos. Assuero passa a solicitar unicamente a presença de Ester para cortejá-la e, assim, conquistar seu coração. Aos poucos Ester se rende ao amor do rei, mas nunca revela que é judia. No reino, todos comentam a mudança de comportamento do Imperador, que antes era sério e compenetrado e agora é um homem mais feliz e acessível. Assim, Ester é a eleita de Assuero e coroada rainha de todo o império Persa.

A felicidade de Ester dura pouco, pois ao assumir o cargo de Primeiro Ministro do Imperador, Hamã, que é amalequita, exige que todos se curvem diante dele. No entanto, Mordecai se recusa, por acreditar, como os judeus, que deve se curvar somente a Deus. Hamã, enfurecido, planeja destruir os judeus, que não se curvarem a ele e constrói uma forca em frente a sua casa para matar Mordecai. Instigado pela mulher Zeres, Hamã também convence Assuero que os judeus são um povo rebelde, com hábitos, leis e cultura muito diferentes e que por isso não deveriam ser tolerados na Pérsia. Dessa forma, Assuero decreta que o povo judeu deve ser aniquilado no dia 13 de dezembro. Os judeus lamentam o decreto real.

Ester descobre que seu povo está sendo ameaçado. Paralelamente, Hamã trama contra a vida de Assuero a fim de ocupar o trono real. Ele organiza um complô com alguns eunucos para matar o rei. Ester descobre e conta para o rei que Hamã quer matá-lo. Assuero manda investigar a história. Diante da ameaça ao povo judeu, Mordecai pede que Ester interceda. Ela fica temorosa e pede que todo o povo judeu reze e jejue por ela por três dias e três noites.

Após os três dias, Ester se enche de fé e vai à presença do rei sem ser chamada, o que poderia levá-la a morte. Assuero a salva e a trata com gentileza. Ester perde a coragem e, como desculpa, convida o rei e Hamã para um banquete. Ao ler o livro de feitos memoráveis, Assuero se dá conta de que Mordecai realizou grandes serviços e não foi recompensado por isso. No dia seguinte, Assuero ordena que Hamã homenageie Mordecai em praça pública. Tal humilhação aumenta ainda mais a ira de Hamã contra Mordecai. Ester convida o rei para um segundo banquete onde revela sua origem judaica, implora por seu povo e pede que ele não lhe tire a vida. Hamã e Assuero ficam surpresos.

A rainha também relata o ódio de Hamã contra os judeus e deixa Assuero transtornado. Hamã se ajoelha diante de Ester e pede perdão. Quando Assuero vê a cena, acredita que Hamã esteja assediando a rainha e manda enforcá-lo na mesma forca onde pretendia matar Mordecai. Comovido com o pedido de Ester, Assuero lança um novo decreto permitindo que os judeus preparem sua defesa. No dia 13 de dezembro ocorre o grande duelo. Depois de dois dias de batalha, os judeus saem vitoriosos e comemoram com a festa de Purim.

Essa é a história de uma humilde moça judia que se torna rainha e salva seu povo de ser morto.

Curiosidades:
- Segunda adaptação da história bíblica produzida pela Record. Em 1998, A História de Ester já havia ido ao ar, com roteiro de Yves Dumont e Daniela Camargo e Giuseppe Oristânio vivendo os protagonistas Ester e o Rei Assuero.
- O conteúdo e os personagens do livro de Ester receberam alguns acréscimos da autora Vívian de Oliveira na adaptação para a TV, ganhando, inclusive, alguns personagens. A história central de Ester (Gabriela Durlo) e Assuero (Marcos Pitongo) e as maldades do vilão Hamã (Paulo Gorgulho) contra os judeus, especialmente contra Mordecai (Ewerton de Castro), estão presentes. Mas só esses personagens não sustentariam 10 capítulos. Novos personagens foram criados para que pudessem ser inseridos na trama sem comprometer ou descaracterizar a história original, que permaneceu intacta. Dentre esses novos personagens estão um judeu amigo de Mordecai, um romance entre uma judia e um amalequita, filho de Hamã, inimigos dos judeus, e um amigo de infância de Ester que é apaixonado por ela.
-O romance entre esses novos personagens foi, inclusive, inspirado no clássico Romeu e Julieta, ao criar a personagem judia Ana (Letícia Colin) e Aridai (Paulo Nigro) que é filho do vilão Hamã, o maior inimigo do povo judeu. Os dois se apaixonam e vivem um romance proibido.
- Atores e diretores tiveram aulas e consultoria com um historiador que os ensinou sobre os costumes da época, a etiqueta do palácio, a influência do império persa e as guerras travadas pelo rei Assuero.
- Para reconstruir a atmosfera da época, a equipe de arte usou como suporte para a criação dos cenários acervos de museus como o Louvre, em Paris, e o de Berlim.
- Nos estúdios, com a ajuda da tecnologia, foram reproduzidas cenas de batalha. Marcelo Brandão, supervisor de efeitos visuais, falou dos esforços para chegar o mais próximo a realidade da época:
"Gravamos com cerca de trinta figurantes para depois criarmos um exército de 1.600 soldados".
Brandão tem uma equipe de 27 pessoas, que cria, em efeitos 3D, as fachadas da cidade de Susa, onde se passa a história, e a cenografia virtual do palácio do rei.
- Cada capítulo da trama custou 500 mil reais, sendo um total de 10 episódios.
- As filmagens da minissérie começaram em novembro de 2009 e terminaram em janeiro de 2010.
- A princípio a minissérie estrearia em dezembro junto com a programação de fim de ano da emissora, depois a estréia foi adiada para janeiro mais acabou estrando só em março.
- O ator Giuseppe Oristânio, que vivera o Rei Assuero na prmeira versão da minissérie, agora retorna na pele de outro personagem: Joel

- A partir do dia 13 de abril a Record reapresentará a minissérie, após doze dias de seu término. Na mesma semana e horário em que a Rede Globo estreia a nova novela das 18:00, Escrito nas Estrelas.

2 comentários:

Unknown disse...

eu amei a minisserie a historia de ester pena que vai acabar é muito forte é linda eu nunca assistir algo tâo belo

Carol disse...

eu amei a minisserie ester e uma grande pessoa q com td seu charme amoleceu o corçao do poderoso assuero