Rede Globo Rede Record Rede Bandeirantes TV Cultura TV Manchete HBO FOX

sexta-feira, 26 de março de 2010

A Máfia no Brasil



Autoria: Leopoldo Serran
Colaboração: Tairone Feitosa, Marília Garcia, Maurício Farias, Ricardo Linhares e Mauro Farias
Direção: Roberto Farias e Maurício Farias
Produção do núcleo: Paulo Afonso Grisolli
Período de exibição: 10/09/1984 – 21/09/1984
Horário: 22h15
Nº de capítulos: 10

Elenco:
Abrahão Farc
Alba Valéria – Zélia
André Filho
Anilza Leoni
Antonio Pompêo – Azulão
Beatriz Veiga
Breno Bonin
Celso Trindade
Claude Haguenauer – pai de Lucien
Cláudio MacDowell – Eduardo
Cláudio Mamberti
Clemente Viscaíno
Dante Afonso
Denise Del Vecchio – Dulce
Dulce Conforto
Ed Stanton – Nyils
Edir de Castro
Elizabeth Gasper
Enoly Lara
Ewa Procter
Gilles Gwizdek – André
Hileana Menezes – Ilka
Isolda Cresta
Joel Silva
John Procter – inglês da Bolívia
Kakau Balbino
Leonardo José – Gustavo
Márcia Porto – Heloísa
Mário Civelli – Lorenzo
Mário Petraglia
Mary Daniel
Maurice Vaneau – Maurice
Mira Haar
Monique Alves
Newton Martins – Edgar
Nina de Pádua – Julia
Orion Ximenez
Paulo Villaça – Adauto
Reginaldo Faria – Lucien
Rose Rondelli
Rubens Rollo – Túlio Gambini
Salma Samyr
Samir Murad
Sandro Solviatti – Siqueira
Tony Vermont

A Trama:
- Livre adaptação do livro homônimo de Edson Magalhães feita por Leopoldo Serran. O roteiro final da minissérie é de Paulo Afonso Grisolli e Roberto Farias. O jornalista Edson Magalhães escrevera seu livro inspirado nas atividades mafiosas no Brasil.
- A história tem início quando a polícia encontra uma jovem assassinada e acaba relacionando o crime às atividades de uma quadrilha de drogas. Um dos personagens centrais dessa quadrilha é Lucien (Reginaldo Faria), protagonista da minissérie, um dos principais líderes da máfia no país, filho do poderoso chefão da União Corsa (Claude Haguenauer). Lucien disputa a autoridade dentro da organização com Lorenzo (Mário Civelli), seu antagonista.
- Ainda no primeiro capítulo da minissérie, Lucien conhece a modelo Heloísa (Márcia Porto), de família de classe média, que tem sonhos de ascensão social. Ele se apaixona perdidamente por ela, e os dois iniciam um romance arrebatador. Heloísa sente-se muito feliz ao seu lado, pois Lucien lhe oferece todo o conforto e posição social que ela sempre sonhou. A jovem não sabe, no entanto, que Lucien está ligado a atividades ilegais.
- Com o passar do tempo, Heloísa começa a desconfiar dos negócios escusos do namorado. Ela tenta fazer com que ele lhe diga a verdade, mas Lucien nega. Heloísa, então, decide abandoná-lo. Enquanto isso, ela é assediada pelo rico empresário Gustavo (Leonardo José). Ele a pede em casamento, e ela resolve aceitar o pedido. Ao saber disso, Lucien fica desesperado e promete que fará tudo para ter Heloísa de volta.
- O amor por Heloísa e a determinação em reconquistá-la faz com que Lucien acabe por fugir às responsabilidades com a organização. Ele consegue reatar com Heloísa, mas, por seus descuidos profissionais, é descoberto e perseguido pela polícia. Ao lado da mulher, ele decide se refugiar no Uruguai. De lá, continua em atividade, para desespero de Heloísa, infeliz com o rumo que sua vida tomou.
- Para tentar reconquistar o prestígio na organização, Lucien consegue fechar um acordo com terroristas uruguaios para venda de armas. Mas as investigações no Brasil não param. A cada dia a polícia identifica mais um integrante da organização, e o cerco se aperta. A polícia federal inicia uma operação para o desmantelamento da União Corsa. À frente da iniciativa está a advogada Julia (Nina de Pádua), uma profissional honesta que luta para desarticular as ações da máfia no país.
- Perseguidos, Lucien e Heloísa deixam o Uruguai, partem para a Bolívia, até que se vêem obrigados a retornar ao Brasil. Sem dinheiro e sem prestígio, Lucien tenta refazer seus contatos, mas não consegue, todos estão contra ele. O poderoso líder da União Corsa acaba punido e eliminado pela lei da organização pela qual lutou durante anos.

Curiosidades:
- A Máfia no Brasil foi gravada durante dois meses e meio, com locações no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Bolívia e Uruguai.
- Cerca de 80% das cenas da minissérie foram feitas em gravações externas, graças à utilização de uma unidade portátil.
- Como havia atores estrangeiros no elenco, representando membros da organização mafiosa internacional, a equipe de produção usou um recurso até então inédito nos seriados nacionais: legendas de diálogos falados em outras línguas.
- A Máfia no Brasil contou com a iluminação de Walter Carvalho, profissional consagrado por trabalhos no cinema como Central do Brasil (1998) e Carandiru (2002).

- A minissérie teve problemas com a Censura Federal, que vetou seu início, alegando excesso de cenas de violência e de tráfico de drogas.
- A Máfia no Brasil foi reapresentada a partir de fevereiro de 1988, às 22h30, em oito capítulos.
- A minissérie foi vendida para Argentina, Bolívia, Colômbia, Cuba, Estados Unidos, Honduras, Turquia, Uruguai e Venezuela.

Trilha sonora:
- Produzida por Guto Graça Mello, a trilha sonora de A Máfia no Brasil buscou destacar o romantismo da narrativa. Para alcançar o clima desejado, Guto Graça Mello selecionou consagradas canções de intérpretes franceses, como She e Les Enfants de la Guerre, na voz de Charles Aznavour; Sex Shop e La Décadance, de Serge Gainsbourg; Ne me Quites Pas, de Jacques Brel; e Sous le Ciel de Paris, cantadas por Juliette Greco. Outro destaque da trilha é a interpretação de Bibi Ferreira para a canção La Belle Histoire d’Amour.


Fonte: Memória Globo

0 comentários: