Rede Globo Rede Record Rede Bandeirantes TV Cultura TV Manchete HBO FOX

domingo, 11 de abril de 2010

O Canto das Sereias



Autoria: Paulo César Coutinho
Direção: Jayme Monjardim
Emissora: Rede Manchete
Período de exibição: 16/07/1990 - 26/07/1990
Horário: 22h30
Nº de Capítulos: 8

Sinopse:
A sereia Teoxíope, de 3 mil anos, se apaixona pela escritor Ulisses. Ele se muda para a ilha buscando um ambiente melhor para seu trabalho e também para salvar seu casamento com Sophrosine.

Outras três histórias de amor acontecem na ilha, pois, quando as sereias estão por perto, elas não só seduzem os homens como despertam a paixão em todos os seres humanos das redondezas. E sem regras morais, a ponto de Sophrosine, madrasta do filho de Ulisses, Telêmaco, se apaixonar pelo enteado.

Há ainda as sereias Aglaope, que perde a imortalidade ao se casar com o pescador Orpheu e acaba morrendo. E Parthenope que atormenta o faroleiro Hélio, levando-o à loucura.

Elenco:
Ingra Liberato - Teoxíope
José de Abreu - Ulisses
Mika Lins - Sophrosine
Giuseppe Oristânio - Telêmaco
Andréia Fetter - Aglaope
Luciano Quirino - Orpheu
Nani Venâncio - Parthenope
Marcos Caruso - Hélio
Ruy Rezende - Polifemo
Eduardo Conde - Bronte
Geisa Gama - Nausica
Xandó Batista - Laerte
Guilherme Pereira - padre
Paulo César Coutinho - recepcionista de hotel

Curiosidades:
- Confusa minissérie que serviu para mostrar as belezas da Ilha de Fernando de Noronha, exibida de forma paradisíaca. A equipe de produção, com 30 pessoas, incluindo atores e técnica, passou três semanas em Noronha filmando O Canto das Sereias.
- Ao mesmo tempo que O Canto das Sereias mostrava a ilha, a minissérie global exibida pouco depois, Riacho Doce, usava as mesmas locações.
- Apesar do visual belíssimo da minissérie, sua narrativa era lenta, bem ao estilo do diretor Jayme Monjardim na época. Diante de apenas 8 capítulos que constituíram a história, a dificuldade em decorar os nomes era acompanhada de perto ante a impossibilidade de se entender o roteiro que embaralhou personagens gregos.
- O autor Paulo César Coutinho fez uma participação especial como um recepcionista de hotel.

0 comentários: