Rede Globo Rede Record Rede Bandeirantes TV Cultura TV Manchete HBO FOX

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Na Forma da Lei



Autoria: Antônio Calmon

Colaboração: Leandra Pires e Guilherme Vasconcelos
Direção: Wolf Maya
Exibição: Estreia - 15/06/2010
Horário: 23h
Nº de Episódios: 8

Elenco:
Ana Paula Arósio - Ana Beatriz Tavares de Macedo
Márcio Garcia - Maurício Viegas
Luana Piovani - Gabriela Guerreiro
Henri Castelli - Edgar Mourão
Leonardo Machado - Célio Rocha
Samuel de Assis - Ademir Rodrigues
Luís Mello - João Carlos Viegas
Ângela Vieira - Eunice Viegas
Carolina Ferraz - Maria Clara Viegas
Maurício Mattar - o Delegado Pontes
Aílton Graça - o Delegado Moreira
Monique Alfradique - Nininha Mourão
André Garolli - o Delegado Haroldo
Olivetti Herrera - Luís Otávio Guerreiro
Paulo José - Dr. José Pedro
José Wilker - Dr. Mourão
Dário Delcarro - Jesuíno
Miguel Arraes - Alexandre Viegas
Vítor Colman - Julio Viegas

Trama:
A história gira em torno de um assassinato cometido pelo filho de um político corrupto (Marcio Garcia), que, mesmo tendo sido pego em flagrante, saiu impune. Um grupo de cinco colegas (Ana Paula Arósio, Luana Piovani, Samuel de Assis, Henri Castelli e Leonardo Machado) tentam colocá-lo atrás das grades.

Justitia quae sera tamem. A mensagem na lápide de Eduardo Moreno traduz o fio principal da história do seriado Na Forma da Lei. Eduardo é covardemente assassinado e o culpado, filho de um político influente, permanece impune. Os cinco amigos do rapaz, que presenciam o homicídio, querem fazer justiça, ainda que tardia. A promotora Ana Beatriz Tavares de Macedo, o juiz Célio Rocha, o advogado Edgar Mourão, a delegada Gabriela Guerreiro e o jornalista Ademir Rodrigues se reencontram anos depois e acreditam que ainda podem fazer Maurício Viegas pagar pelo crime que cometeu. A cada episódio, uma cartela de crimes acontece, muitos deles de certa forma ligados ao grande vilão da trama, Maurício. Os cinco amigos justiceiros intervêm nas investigações e desencadeamentos desses crimes, tentando vingar a morte de Eduardo. No entanto, embora a trama de todo o seriado envolva a corrida por tentar punir Maurício, as histórias dos episódios são independentes, com começo, meio e fim.

É maio de 2003. Eduardo e Ana Beatriz comemoram o noivado em uma grande festa “rave”, ao lado dos amigos Célio, Edgar, Gabriela e Ademir. São todos estudantes de Direito da mesma faculdade. O casal de noivos está se divertindo, quando Maurício se aproxima. Ana Beatriz o apresenta para seu namorado como amigo de família, mas Maurício faz questão de dizer que também já foi noivo de Ana. O que Eduardo não sabe é que o rapaz é obcecado por ela. Edgar percebe a movimentação e, por conhecer Maurício e seu histórico, trata logo de interromper a conversa dos três e relembrar ao colega que ele tem ordem judicial para não se aproximar de Ana Beatriz. Diz ainda que seu pai, o Senador João Carlos Viegas, não gostaria que ele arrumasse confusão. Enquanto Edgar conversa com Maurício, Célio (Leonardo Machado) retira Eduardo e sua noiva do local.

Na saída, no entanto, os estudantes são interceptados pelos amigos de Maurício. Começa a violência. Enquanto Ana Beatriz grita por ajuda, Eduardo é agredido sem chance de se defender. Todos entram na briga para tentar impedir que o pior aconteça, mas Maurício dá o golpe final, matando o noivo de sua ex. Eles fogem, enquanto Ana Beatriz, ao lado dos amigos, se desespera e chora, abraçando o corpo de Eduardo. Dois anos depois, em dezembro de 2005, ocorre a formatura dos alunos de Direito. Gabriela, oradora da turma, vai ao microfone e dedica a cerimônia a Eduardo Moreno, covardemente assassinado. Em um discurso comovente, ela conta que, embora o culpado pelo crime tenha sido inocentado, agora, formados, eles não podem deixar de acreditar que as leis devem ser respeitadas e não manipuladas pelo poder político ou econômico. Todo o auditório a aplaude.

Cinco anos depois, em setembro de 2010, Anselmo leva Denise amordaçada para uma mureta escura. Ele diz que a única forma de escapar é rezar pedindo perdão pelos pecados e entrega um terço à moça. Ela, desesperada, não consegue rezar e, de joelhos, é assassinada. A polícia se aproxima. Anselmo não consegue tirar o terço enroscado na mão de Denise e foge. Ademir, que se tornou jornalista investigativo, cobre o crime e descobre que por trás da sujeira está Maurício. O terço na mão de Denise (Ellen Roche) remete a outro assassinato que pode ter sido cometido pela família Viegas, em que o morto também tinha o objeto nas mãos e ligações fortes com o Senador.

Rapidamente, Ademir liga para seus amigos de faculdade. Ana Beatriz (Ana Paula Arósio) se tornou promotora. Célio, juiz. Gabriela, delegada federal. Edgar, advogado. Agora, juntos, eles têm novamente a chance de tentar fazer justiça pela morte de Eduardo. E, baseado em artifícios legais, vão buscar fazer com que Maurício pague pelos crimes cometidos.

Episódios:

01 - (15/06/2010) - Justiça Tardia
Participações: Jackson Costa, Thiago Fragoso, Ellen Rocche, Flavia Pyramo, Bruno Padilha e Rogério Barros

02 - (22/06/2010) - Debaixo da Pele
Participações: Osmar Prado, Vera Mancini

Abertura


2 comentários:

Denise Carrara disse...

Gostaria muito de saber qual é a cantora da música da cena da Ana Paula Arósio olhando sua foto com o ex noivo que foi ao ar na terça 13/07 episódio 5 achei linda.

Unknown disse...

Cara... gostei muito da série, ainda mais pelo fato de que há, intrinsecamente em mim, um fascínio pelos cargos "nobres" dos poderes que há na série. Membros do ministério público, como a promotora, membro do judiciário brasileiro, como o juiz, um defensor do direito, como o advogado e a demostração do poder de policia, como o da delegada federal e sem contar o participante do que chamam 4° ou 5° poder, o jornalista. A série ainda conta com os parlamentares de toda sorte de espécie, de deputados a poderosos senadores!!!! Mas uma coisa que não podia deixar de comentar. O final foi broxante!!!totalmente sem nexo e uma falta de realismo inconfortável!! como deixam um juiz e uma promotora subirem ao encontro de uma pessoa totalmente perigosa e armada?? pior, escutam tiros e não há nenhum alarde, nenhum indício de reação de um batalhão de policia em baixo do prédio... esperava uma invasão da polícia no local como é de se esperar. Só um tiro de uma delegada (interpretação sofrível)grávida, acabando abruptamente com a vida de um vilão que armou ao longo de toda a minisérie... que coisa mais sem emoção. Sei lá, podia ter ao menos uma perseguiçãozinha de carro ou algo que desce mais adrenalina!!!