Rede Globo Rede Record Rede Bandeirantes TV Cultura TV Manchete HBO FOX

terça-feira, 16 de novembro de 2010

A Cura



Autoria: João Emanuel Carneiro e Marcos Bernstein
Direção: Ricardo Waddington
Exibição: 10/08/2010 a 12/10/2010
Horário: 22h35
Nº de episódios: 9

Elenco

Selton Mello - Dimas Bevilláqua
Andréia Horta - Rosângela Guedes
Carmo Dalla Vecchia - José Silvério de Andrade
Caco Ciocler - Dr. Luís Camillo
Luiza Mariani - Lucinha
Eunice Bráulio - Nonoca
Ana Rosa - Graciema Guedes
Inês Peixoto - Edelweiss
Jackson Antunes - Carlindo
Rogério Márcico - Ciro Bevilláqua
Rita Clemente - Samara
Dayse Belico - Gildinha
Deivy Rose - Berenice
Álvaro Chaer - Wesley
Ferruccio Verdolin - Antônio Paulo
Tino Gomes - Leleco
Ary Fontoura - Dr. Turíbio Guedes
Nívea Maria - Margarida Bevilláqua
Juca de Oliveira - Otto Vieira

A História

A história da série se inicia com a volta de Dimas Bevilláqua a Diamantina, um antigo morador da cidade mineira. Quando criança, Dimas deixou a cidade com sua mãe, Margarida, por um episódio não esclarecido, pois foi acusado de ter causado a morte de um colega de infância. Por conta de tal episódio, Dimas quando foi embora de Diamantina foi educado em um colégio interno em São Paulo. Neste tempo, Dimas passou por várias instituições psiquiátricas, e finalmente conseguiu se formar em Medicina. Após vinte anos, ele retorna a Diamantina para fazer as pazes com seu passado e encarar seu destino.

Dimas é um cirurgião considerado rei dos diagnósticos difíceis. E, em sua volta para sua cidade natal, vai descobrir em si uma capacidade curativa que foge à ciência. Para muitos dos moradores locais, ele logo será considerado uma espécie de "curandeiro". Para outros, um assassino, repetindo um episódio dramático da vida da cidade décadas atrás, quando um antigo médico - Otto -, também uma figura polêmica, era chamado por uns de santo e por outros, de criminoso.

Dimas vai trabalhar no hospital mais importante da cidade, dirigido há mais de 30 anos pelo Dr. Turíbio Guedes. No emprego, ele reencontra a Dra. Rosângela, amiga de infância e filha de Turíbio e Graciema, que é noiva do Dr. Luís Camillo, com quem namora há sete anos. Em pouco tempo, o dom que ele tanto luta para não ter vem à tona. Dimas é capaz de curar pacientes como não conseguiria mesmo com a medicina mais moderna. Mas esses mesmos pacientes aparecem mortos logo depois, gerando um profundo mistério na trama.

A saga deste mineiro tem origem longínqua. No século XVIII, Silvério, antepassado de Dimas e de sua família, chega na região atrás de ouro e diamantes. E, para conquistar seus objetivos, é de uma crueldade sem limites. Silvério maltrata escravos, engana oficiais da coroa, mas também acaba sofrendo as consequências de seus atos. É protagonista de uma jornada de dor e desespero após ser amaldiçoado por um pajé de uma aldeia proxima por uma doença do espírito, o que o levará a encontrar um menino: Ezequiel, conhecido na região como um pequeno curandeiro.




0 comentários: