Rede Globo Rede Record Rede Bandeirantes TV Cultura TV Manchete HBO FOX

sábado, 27 de março de 2010

Ciranda Cirandinha



Autoria: Domingos Oliveira, Antônio Carlos da Fontoura, Luiz Carlos Maciel e Euclydes Marinho
Supervisão: Daniel Filho
Direção: Paulo José, Sérgio Dionísio
Período de exibição: 26/04/1978 - 11/10/1978
Horário: quartas, às 22h
Nº de episódios: 6

Elenco fixo:
Denise Bandeira - Susana
Fábio Jr. - Hélio
Jorge Fernando - Reinaldo
Lucélia Santos - Tatiana

Elenco de O jardim suspenso da Babilônia:
Augusta Moreira – Eulália
Beatriz Lyra – Marta
Biza de Souza – Luciana
Diana Morell – Mara
Eduardo Tornaghi – Joel
Élcio Romar – Funcionário do hospital
Hilcléia Magalhães – Elvira
Joana Fomm – Glória
José Maria Bezerra – Pai de Reinaldo
Luiz Carlos Buruca – Caixa do restaurante
Manoel Pereira – Médico
Rejane Marques – Filha de Mara
Vanda Lacerda – Isabel
Zélia Hoffman – Madame
Participação especial – Zezé Motta

Elenco de O momento da decisão:
Bia Nunes – Bel
Ivan Cândido – Humberto
Maria Lúcia Dahl – Amiga de Júlio
Mauro Mendonça – Milton
Milton Moraes – Júlio Palma
Tânia Loureiro – Bia
Participações especiais – Zezé Motta, Fernando Amaral, Luiz Manelli, Marília Carneiro, Maria Lussiana Schimdt, Lúcia Helena, Nilton Barros, Elídio Vianna, Thelma Reston, o ballet de Suzana Braga e conjunto Mar Revolto.

Elenco de Sonhou, tá sonhado:
Cristina Aché – Patrícia
Eugênia de Domênico – Sheila
Ivan Cândido – Humberto
Procópio Mariano – Ator de teatro
Renato Coutinho – Renato
Participações especiais – Sérgio Dionísio, Juan Alba, Maria Thereza Barroso, Duse Nacaratti, Leonides Bayer, Libero Zuccari, Conrado de Freitas, Sandra Emília, Mar Dempere, Esmeralda Lima, Bené Nunes e a cantora Joyce.

Elenco de Porque hoje é sábado:
Anselmo Vasconcellos – Tavito
Claudionor Penedo – Motorista de ônibus
Denise Emmer – Vera
Irmã Alvarez – Madame
Leda Zeppelin – Sara
Lídia Brondi – Lídia
Maria Helena Dias – Mãe de Tavito
Moacyr Deriquém – Gerente da boutique
Rui Rezende – Motorista de táxi
Participações especiais – Dora Pellegrino, Júlio Braga e Tomil.

Elenco de Toma que o filho é teu:
Cláudio Savietto – Caetano
Denise Dumont – Amiga de Hélio
Denise Emmer – Vera
Felipe Proença – Felipe
Hilcléia Magalhães – Elvira
José Maria Bezerra – Pai de Reinaldo
Louise Cardoso – Tetê
Paulo Marques – Amigo de Hélio
Vanda Lacerda – Isabel

A Trama:
- Quatro jovens dividem um pequeno apartamento no Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro. Eles têm personalidades e histórias de vida muito diferentes, mas sonhos e necessidades parecidas. Acabam desenvolvendo uma forte amizade e se tornam importantes fontes de apoio emocional uns para os outros. Seus dramas, conflitos, sonhos e dificuldades de relacionamento são a matéria-prima das histórias apresentadas a cada episódio, revelando um painel do comportamento dos jovens do final da década de 1970, desiludidos e em conflito com as gerações mais velhas.
- Tatiana (Lucélia Santos) é uma jovem viva e inteligente, que saiu de casa na busca de independência e acreditando que a distância ajudaria a melhorar seu relacionamento com os pais, ricos e controladores. Para se sustentar, ela trabalha como garçonete em um restaurante especializado em comida natural. Também dá aulas de balé para crianças, para se manter em contato com o seu sonho de se tornar coreógrafa profissional. É uma moça sensível e pacífica, que funciona como o cérebro da casa.
- Hélio (Fábio Jr.) é paulista, de família pobre, da região do ABC. Deixou a família quando tinha 14 anos e trabalhou como estivador, mecânico e vendedor de livros, até decidir se dedicar à sua maior paixão: a música. Enquanto acompanha cantores famosos em shows noturnos, sonha em gravar um disco e iniciar sua própria carreira como cantor de rock. Apesar do bom caráter, vez ou outra se mete em confusões graças ao seu jeito mulherengo e desenvolto.
- Susana (Denise Bandeira) é uma carioca de Madureira, subúrbio do Rio, que trabalha desde cedo para sobreviver. É a melhor aluna da faculdade de psicologia e, enquanto não se forma, estagia num hospital psiquiátrico e dá aulas de história para adolescentes. A mais culta dos quatro amigos, é também a que tem o temperamento mais instável.
- Reinaldo (Jorge Fernando) é um jovem de classe média alta, que se sente, ao mesmo tempo, mimado e incompreendido pelos pais. Sai de casa por conta da sua incapacidade de estabelecer um diálogo honesto com eles. Cursa o último ano de comunicação social, mas não consegue estágio na área. Ganha a vida como programador de computadores. É o mais jovem, inexperiente e romântico dos quatro amigos.
- Originalmente, Ciranda cirandinha teria 15 episódios, culminando com uma viagem dos personagens pelo interior da Bahia. Devido à interferência constante da Censura Federal, entretanto, somente seis episódios foram ao ar, um a cada mês, todos com cortes: O jardim suspenso da Babilônia, O momento da decisão, Sonhou, tá sonhado, Porque hoje é sábado, Toma que o filho é teu; Os filhos da vida e O que eu faço da minha vida?
- O episódio de estréia, O jardim suspenso da Babilônia, apresentava os personagens e mostrava como eles acabavam morando juntos e se tornando amigos. O título do episódio remete ao nome que Tatiana dá à varanda repleta de plantas do apartamento. No princípio, ela dividia o lugar com o namorado, Joel (Eduardo Tornaghi), um rapaz culto e carismático, considerado uma espécie de guru pelos amigos. Para a surpresa de todos, ele sofre um surto psicótico e termina internado num manicômio. Fica implícito que o detonador do surto seria o abuso de algum tipo de droga, uma forma de se discutir a dependência química. O tratamento velado dado ao assunto foi uma necessidade diante da pressão dos censores, que, por pouco, não impediram o episódio de ir ao ar.
- Em O momento da decisão, Tatiana fica confusa quando Bel (Bia Nunes), sua irmã mais nova, decide seguir seu exemplo e sair de casa. A bailarina apóia a irmã, mas teme pelo futuro dela. Susana também se vê em uma situação delicada quando seu namorado, Júlio (Milton Moraes), exige que ela deixe os amigos para viajar com ele para o Xingu.
- Helinho e Tatiana decidem apostar nos seus sonhos no episódio seguinte, Sonhou, tá sonhado. O músico está prestes a ter a chance de gravar um disco, enquanto ela consegue a oportunidade de assinar a coreografia de um espetáculo de teatro.
- A violência foi o tema de Porque hoje é sábado, o quarto episódio de Ciranda, cirandinha. Devido a um mal-entendido, Tatiana é acusada de ladra. Helinho tenta defender a amiga, e os dois acabam presos. Enquanto isso, Reinaldo tem que lidar com seus primos Tavito (Anselmo Vasconcellos) e Lídia (Lídia Brondi), em conflito com os pais por conta do seu comportamento desajustado e inconseqüente.
- Um dos episódios que ficou na memória do público foi Toma que o filho é seu, no qual uma ex-namorada de Helinho, Tetê (Louise Cardoso), aparece com um bebê, fruto do relacionamento recente entre eles. Até conseguir se ajeitar no Rio de Janeiro, a moça não tem outra alternativa a não ser deixar o bebê com o músico por algum tempo. Tatiana, Susana e Reinaldo se esforçam para ajudar o amigo a enfrentar sua nova condição de pai.
- No final desse episódio, Helinho toca para os amigos a canção Pai, cuja letra reproduz a fala de um rapaz em busca de reconciliação com seu pai. No ano seguinte, Janete Clair se inspiraria na cena para batizar sua novela Pai herói. A canção – composta pelo próprio Fábio Jr. – também foi usada como tema de abertura da novela.
- A música, aliás, tinha bastante importância em Ciranda cirandinha e freqüentemente pontuava a narrativa dos episódios, tanto nas cenas em que Helinho tocava para os amigos – em Sonhou, tá sonhado, por exemplo, ele cantava As time goes by, clássico eternizado no filme Casablanca – quanto na trilha sonora, com músicas de artistas como Bob Dylan e Joe Cocker.
- Ciranda cirandinha foi inspirado em um Caso especial com o mesmo nome, de autoria do escritor Paulo Mendes Campos, exibido em 1977. No especial, cinco jovens que acabavam de se conhecer terminavam envolvidos em um crime. O então diretor de Operações da TV Globo, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, vislumbrou na cena final do episódio, na qual Fábio Jr. aparecia tocando ao piano a canção Let it be, dos Beatles, o potencial para a criação de um seriado que falasse sobre e para a juventude da época.
- Coube ao diretor Daniel Filho e ao roteirista Domingos Oliveira desenvolver o conceito. Os dois decidiram que o seriado deveria retratar o dilema existencial da juventude da década de 1970, criada sob o regime da ditadura militar. Os jovens pareciam então conformados com a falência dos ideais da contracultura – como as idéias de paz e amor livre difundidas pelo movimento hippie –, mas, ao mesmo tempo, incapazes de aceitar os valores impostos pelas gerações anteriores, representadas pelos pais e pelas autoridades. Para definir melhor a idéia do seriado, Daniel Filho criou um slogan que acrescentava à frase “O sonho acabou” - lendária declaração de John Lennon, ao decretar o fim de uma era – o complemento: “mas papai não tem razão.”
- Por sugestão de Domingos Oliveira, os personagens foram desenvolvidos a partir da tipologia junguiana. Assim, Tatiana representaria a razão; Hélio, a sensação; Susana, o sentimento; e Reinaldo, a intuição.
- A interpretação deveria ser a mais naturalista possível. Antes do início das gravações do seriado, o elenco passou a se encontrar com freqüência na casa do diretor Daniel Filho para conversar e tocar violão. As reuniões faziam parte de um trabalho especial desenvolvido pelo diretor, com o objetivo de criar entre os atores uma cumplicidade semelhante a que eles iriam representar em cena.

Produção:
- Visualmente, o ambiente característico da juventude alternativa dos anos 1970 era representado através de figurinos com referências indianas e bijuterias; e pela decoração do apartamento, com incenso, plantas e almofadões espalhados pelo chão.
- Todos os episódios de Ciranda cirandinha tiveram apenas um cenário fixo: o apartamento dos quatro protagonistas. Todas as outras cenas foram gravadas em locações. As cenas externas eram feitas em Ipanema, na praia e em bares freqüentados pelos jovens.

Curiosidades:
- Do elenco de Ciranda cirandinha apenas Lucélia Santos já era uma atriz de sucesso. Fábio Jr. e Denise Bandeira estavam ainda em início de carreira, e Jorge Fernando precisou vencer vários outros concorrentes em um teste pelo seu personagem. Seu desempenho no teste foi considerado por Daniel Filho um dos melhores que o diretor já presenciou.
- Os temas abordados em Ciranda cirandinha – drogas e amor livre, por exemplo – levaram a Censura Federal a exigir o corte de diversas cenas. Para que o primeiro episódio fosse exibido, Daniel Filho e o escritor Euclydes Marinho – que acabara de entrar para a equipe de roteiristas da TV Globo – foram obrigados negociar pessoalmente com os censores, em Brasília.
- Outro episódio, intitulado O freje, mostraria os desdobramentos da relação turbulenta entre Tavito (Anselmo Vasconcellos), um rapaz violento e desesperado, com a família e os amigos. O episódio falaria do cotidiano violento do Rio de Janeiro e lembraria, indiretamente, o caso da estudante Cláudia Lessin Rodrigues, ocorrido há pouco mais de um ano. Dessa vez, os censores foram implacáveis, e O freje acabou não indo ao ar.
- Em 1979, Ciranda cirandinha recebeu um prêmio da Associação de Críticos de Arte de São Paulo (APCA). Recebeu também o prêmio Estácio de Sá, o mais importante do governo do Estado do Rio de Janeiro.
- Ciranda cirandinha foi reapresentado como uma atração da Sexta super, durante o Festival 20 Anos da Rede Globo, em 1985.
- O seriado foi lançado em DVD em 2008, pela Globo Marcas e pela Som Livre, consistindo em uma caixa com dois discos de aproximadamente 6h30 de conteúdo, incluindo comentários do diretor Daniel Filho antes de cada um dos sete episódios selecionados, além de uma apresentação geral da produção.

Fonte: Memória Globo

0 comentários: