Rede Globo Rede Record Rede Bandeirantes TV Cultura TV Manchete HBO FOX

sábado, 27 de março de 2010

Desejo



Autoria: Glória Perez
Colaboração: Margareth Martins
Direção: Wolf Maya (estúdio) e Denise Saraceni (externas)
Direção geral: Wolf Maya
Período de exibição: 27/05/1990 – 22/06/1990
Horário: 22h30
Nº de capítulos: 17

Elenco:
Alexandre Lippiani
André Lucena
Andrea Ferrer
Angela Tornatori
Antonio Grassi
Braguinha
Breno Bonin
Caio Junqueira - Quidinho (criança)
Camilo Bevilacqua
Carlos Gregório - Arnaldo
Carlos Seidl
Carol Aguiar
Cesar Macieira
Chico Expedito - Anor Margarido
Chico Tenreiro
Cida Moreira
Claudio Cavalcanti - Nestor da Cunha
Clea Simões
Daisy Lourenço
Daniel Lobo - Afonsinho (adolescente)
Deborah Evelyn - Alcmena
Diogo Dahl
Edgard Amorim
Edney Giovenazzi
Edson Guimarães
Edwiges Gama
Eliane Giardini - Lucinda
Elias Tuffy
Eri Johnson - Repórter
Fabricio Bittar - Afonsinho (criança)
Felipe Wagner
Fernando José
Francisco Silva
Gabriela Bicalho
Gilmar Nalthazar
Guilherme Correa - Júlio Mesquita
Guilherme Fontes - Dilermando de Assis
Guto Sinval
Gutti Fraga
Helio Ary - Noronha
Hemilcio Fróes
Henrique Diaz
Isaac Bardavid - Dr. Diocleciano
Isac Bernard
Ivan de Albuquerque - Coelho Neto
Ivan Mesquita
João Paulo Saraceni
Joel Silva
Jomba
José Plínio
Juan Daniel
Julio Braga
Kleber Drable
Léa Garcia - Mariana
Leonardo José
Leonardo Villar - Dr. Rodrigues
Luciana Martins
Luciano Viana
Luis Maçãs - Aldroaldo
Luis Salém - Repórter
Marcelo Serrado - Quidinho
Marcos Palmeira - Solon
Marcos Winter - Dinorá
Mariana de Oliveira
Miguel Rosemberg
Mozart Regis
Nathalia Timberg - Túlia
Nildo Parente
Norma Geraldy
Oberdam Jr.
Oberdan Jr.
Older Cazarré
Orion Ximenez
Oswaldo Loureiro - Sólon
Oswaldo Louzada - Érico Coelho
Oswaldo Neiva
Othon Bastos - Delegado Alcântara
Paulo Pinheiro
Paulo Porto
Paulo Trajano
Ricardo Kosovski
Roberto Pirillo
Roberto Rego
Rogerio Fróes
Ronaldo Tasso
Roque Bittencourt
Rubem de Bem
Sergio Fortuna
Sheila Mattos
Solange Jouvin
Tarcísio Meira - Euclides da Cunha
Taryn Szpilman
Thaís de Campos - Augusta
Thelma Reston - Tiarê
Tony Teixeira
Vania Britto
Vera Fischer - Saninha (Anna de Assis)
Vera Holtz - Angélica
Vera Zimmermann - Joaquina
Vinicius Marques
Vinicius Salvatori
Wolf Maya - Evaristo de Moraes

A Trama:
- Foi no início do século XX que Euclides da Cunha (1866-1909) tornou-se protagonista de uma trágica história, que reúne paixão proibida, amor e morte. Baseada em fatos reais, a série Desejo conta a história de amor que levou à morte um dos maiores escritores brasileiros, naquilo que ficou conhecido, na época, como a “Tragédia da Piedade”. A trama se baseia no triângulo amoroso formado por Euclides da Cunha (Tarcísio Meira), Ana, de apelido Saninha (Vera Fischer), e Dilermando de Assis (Guilherme Fontes).
- Nomeado engenheiro da Estrada de Ferro Central do Brasil, Euclides da Cunha passa a viajar com freqüência e acaba por ver sua mulher, já descontente com o casamento, envolvida em um relacionamento extraconjugal com o jovem aspirante do Exército Dilermando de Assis.
- Na manhã do dia 15 de agosto de 1909, Euclides saiu armado e decidido a pôr fim à aventura amorosa vivida por Ana. Na casa de Dilermando, há o flagrante, seguido de um tiroteio, do qual Dilermando saiu ferido, Dinorá, seu irmão, fica com uma perna paralisada e Euclides morto. Graças à defesa competente de Evaristo de Moraes (Wolf Maya), Dilermando, mesmo condenado pela opinião pública, foi absolvido.
- Apenas sete anos se passam e mais uma tragédia vem abalar o amor de Ana e Dilermando, agora já casados. Euclides da Cunha Filho (Marcelo Serrado) tenta vingar a morte do pai, mas é morto por Dilermando. Novamente o militar vai a julgamento e, mais uma vez, é absolvido. O advogado de defesa, dessa vez, alegou que o militar tivera uma perda total de sentidos, pois estava muito doente, beirando à morte. Saninha se vê, assim, diante de mais uma irreparável tragédia, mas acaba perdoando Dilermando.
- A partir desse momento, a história passa a se centrar na relação do casal Ana e Dilermando, desgastada por tantos acontecimentos terríveis e abalada pelas pressões da opinião pública e das pessoas que os cercam. Dinorá, irmão de Dilermando, por exemplo, o culpa pela sua infelicidade, já que ele perdera os movimentos da perna no tiroteio com Euclides da Cunha. Angustiado pela sua invalidez, acaba se suicidando.
- Após inúmeras brigas, Saninha acaba seguindo Dilermando e descobrindo que ele tem uma amante. Desesperada, ela sai de casa com seus cinco filhos.
- Ganhou destaque na trama a personagem Alcmena (Deborah Evelyn), irmã de Ana. Criada sob as mesmas influências de Saninha, Alcmena também viveu segundo uma rígida moral, imposta pelo mesmo pai autoritário e repressor, o General Sólon (Oswaldo Loureiro). Mesmo com uma perspectiva de vida feliz, ela não conseguiu livrar-se da intransigência sob a qual fora criada e, ao ter a chance de viver um grande amor com Antônio (Ricardo Kosovsky), um homem pobre, desiste, decidindo entrar para um convento. No entanto, mais uma vez abdica de seu desejo, quando a mãe, Túlia (Nathalia Timberg), doente, pede que ela tome conta de um dos filhos de Ana. Amargurada, Alcmena morre de câncer com pouco mais de 40 anos.

Produção:
- Desejo foi majoritariamente gravada nos estúdios da Cinédia e na cidade cenográfica criada por Luiz Antonio Caligiuri, Jorge Moreira e Alfredo Pereira. Também foram gravadas externas na Vila Militar, no Alto da Boa Vista, no Forte Imbuí, em Niterói e no Colégio São Pedro.
- As cenas da batalha de Canudos, protagonizadas por Euclides da Cunha e mostradas em flashback, foram feitas pela diretora Denise Saraceni num espaço de apenas 100m². Usando a criatividade, a diretora não recorreu ao disparo de um canhão sequer e utilizou somente 15 figurantes.
- Para dar um tom antigo às imagens, o diretor de fotografia Mário Carneiro usou filtros fog, garantindo a suavidade das cores, em tom pastel.
- Os figurinos, de Helena Brício e Paulo Lóes, foram resultado de ampla pesquisa, que buscou retratar o período de transição entre os séculos XIX e XX.

Curiosidades:
- Desejo foi o primeiro trabalho de Gloria Perez baseado em fatos reais e históricos. Anos depois, a autora escreveria outra minissérie, Amazônia - De Galvez a Chico Mendes (2007).
- Para reconstituir os fatos, Gloria Perez – recorrendo a sua formação em história – pesquisou por mais de sete meses os crimes e todos os seus antecedentes. Foram utilizadas diversas fontes, como os processos das mortes de Euclides e de seu filho, correspondências, jornais da época e depoimentos, além dos livros publicados sobre o caso. Em parceria com a pesquisadora Margareth Martins, a autora recompôs todos os passos de Euclides da Cunha, principalmente na semana anterior a sua morte, e fez um estudo sobre os artigos veiculados pela imprensa nos primeiros 15 dias após a tragédia, com intenção de averiguar a opinião pública formada sobre do ocorrido. Também foram analisadas correspondências trocadas entre Dilermando e Ana.
- Houve por parte de Gloria Perez um compromisso ético em manter a trama fiel àquilo que estava documentado, em detrimento de expor a opinião e os sentimentos das famílias envolvidas. A sua intenção foi mostrar que não havia vilões. A autora afirma que entendeu a história como uma tragédia, na sua definição clássica, uma história em que não há saída possível, já que se tratava do encontro de sonhos e desejos diferentes e antagônicos.
- Gloria Perez teve muitos cuidados na composição dos personagens. Em relação à Saninha, por exemplo, a autora só incorporou à história os fatos que ela mesma assumiu no longo depoimento dado à polícia após a morte de Euclides.
- Durante sua exibição, a minissérie foi criticada por alguns descendentes de Ana de Assis, mais precisamente por sua filha Judith. Quanto aos descendentes de Euclides da Cunha, todos aprovaram a versão televisiva do drama real.
- No capítulo 9, José Roberto Marinho fez uma participação especial na minissérie, representando o seu avô, o jornalista Irineu Marinho.
- Em 1991, a minissérie foi lançada em vídeo pela Globo Vídeo. Houve duas reapresentações, uma em abril de 1995, na comemoração dos 30 anos da emissora, e outra, em outubro de 1998. Em 2005, foi lançada em DVD.
- A série foi vendida para diversos países, entre eles Angola, Colômbia, Equador, Nicarágua, Paraguai, Peru, Portugal e República Dominicana.

Trilha sonora:
- Com composições criadas especialmente pelo maestro Roger Henri, além de músicas e óperas da época retratada, Desejo contou com a direção musical de Mariozinho Rocha.


Fonte: Memória Globo

0 comentários: