Rede Globo Rede Record Rede Bandeirantes TV Cultura TV Manchete HBO FOX

segunda-feira, 29 de março de 2010

Contos de Verão



Autoria: Domingos Oliveira
Colaboração: Priscilla Rozembaum, Samanta Maia, Lenita Plonczynski, Clarice Niskier e Patrícia Perrone
Roteiro: Sérgio Marques e Roberto Farias
Direção: Roberto Farias, Lui Farias e Mauro Farias
Direção geral: Roberto Farias
Período de exibição: 20/04/1993 - 14/05/1993
Horário: 22h30
Nº de capítulos: 16

Elenco:
Aline Vargas - Fabiana
Ana Kutner - Samanta
Angelo Paes Leme - Mario
Antônio Calloni - Thales
Arthur ­Paulo Reis
Bia Seidl - Renata
Daniela Araújo - Fernanda
Deborah Secco - Fabíola
Domingos Oliveira - Jonas
Fabio Barreto - João
Felipe Pinheiro
Guga Coelho - Narciso
Ilva Niño - Neusa
Imara Reis - Diana
Jece Valadão - Godofredo
João Camargo - Ernesto
José Lewgoy - Augusto
Leonardo Franco - Nogueira
Leonardo José - Otavio
Lúcia Alves - Nadia
Maitê Proença - Pamela
Márcia Cabrita - Teresa
Marcos Breda - Luiz
Maria Gladys - mãe de Mario
Natalia Grimberg - Flavia
Nelson Dantas - Henrique
Nuno Leal Maia - Ary
Otávio ­Leonardo José
Othon Bastos - Chico
Patricia Novaes - Marina
Paula Lavigne - Sigrid
Paula Newlands - Marta
Paulo Reis - Artur
Priscila Rozembaum- Rosa
Regina Restelli - Sassá
Reginaldo Faria - Cabral
Reinaldo Gonzaga - Humberto
Renata Passos - Fatima
Reynaldo Gonzaga - Humberto
Roberto Bontempo - Juvenal
Rodrigo Penna - Angelo
Rogério Fróes - Araripe
Rubens Caribé - Daniel
Sara Lavigne - irmã de Mario
Sergio Mendonça - Zezinho
Sulamith Yari - Nadir
Tania Loureiro - Cecilia
Vera Gimenez - Teodora
Vera Zimmerman - Glorinha
Yara Lins - Mariana
Zeni Pereira

A Trama:
- O conhecido escritor Cabral (Reginaldo Faria) refugia-se em Búzios durante o verão para escrever uma minissérie para televisão composta por 16 capítulos. O balneário lhe servirá como refúgio para mergulhar dentro de si e produzir várias histórias de amor entre pessoas de várias idades, de diferentes perfis, que encaram situações diversas. Entretanto, conforme escreve e narra suas histórias, Cabral faz uma revisão de sua própria obra e reflete sobre sua expectativa de produção futura. Cabral tem 50 anos e está em plena crise da meia-idade. É casado com Glorinha (Vera Zimmerman), 20 anos mais nova, e tem uma filha adolescente, Samanta (Ana Kutner). Glorinha deseja ter um filho, mas Cabral não quer.
- Samanta é uma atriz bem sucedida, que reencontra em Búzios seu primeiro namorado, Daniel (Rubens Caribé), com quem se envolve novamente. Entretanto, ele fica dividido entre ela e sua noiva Marta (Paula Newlands). Ele é o neto favorito de dona Mariana (Yara Lins) e primo adorado de Fabiana (Aline Vargas), Fabíola (Deborah Secco), Fátima (Renata Pessoa), Fernanda (Daniela Araújo) e Flávia (Natália Grimberg), adolescentes que passam pelas experiências e descobertas dos primeiros amores de verão.
- Em paralelo à trama principal, outras histórias se desenrolam, como a dos moradores de Búzios. O carteiro Juvenal (Roberto Bontempo) se apaixona pela babá Rosa (Priscila Rozembaum), e pede que Cabral escreva uma carta de amor para ele. Ernesto (João Camargo) é um bicho do mato que se encanta pela professora Teresa (Márcia Cabrita). Há também Henrique (Nelson Dantas), um senhor que passou a vida prezando sua honra. Quando sua mulher, Neusa (Ilva Nino), é hospitalizada, ele é obrigado a pedir dinheiro emprestado a Godofredo (Jece Valadão), mas não tem como pagar.
- Há, ainda, os yuppies Pamela (Maitê Proença), Ari (Nuno Leal Maia), Renata (Bia Seidl) e Thales (Antonio Calloni), dois casais que, insatisfeitos com o casamento, acabam trocando de pares e se envolvendo numa complexa e engraçada relação amorosa: Ari tem um caso com Renata, mulher de Thales, que se apaixona por Pamela, casada com Ari. Os encontros e desencontros dos casais acontecem porque Ari e Thales são amigos de longa data e resolvem passar o verão juntos, na mesma casa de praia.
- No fim, após ser abandonado pela esposa, Cabral, sem forças para terminar de escrever a história, é consolado e ajudado por seu amigo Jonas (Domingos Oliveira), outro cinqüentão. Cabral sofre um infarto e, no hospital, recebe a visita de Glorinha, que se desespera ao vê-lo acamado. Respondendo ao pedido de Glorinha para que continue vivo, Cabral diz que só continuará vivo se for por ela. Os dois retomam a relação, e Glorinha engravida.
- Daniel termina o relacionamento com Samanta e volta para noiva com intenção de se casar e mudar para Europa. Sozinha, Samanta também termina grávida de Daniel.

Produção:
- As gravações com os três diretores (Roberto Farias, Lui Farias e Mauro Farias) aconteceram simultaneamente em três frentes: nos estúdios da Cinédia, em locações no Rio e em Búzios. A cenografia ficou por conta de Claudia Alencar e Gil Hagmann, com figurinos assinados por Rita Murtinho. A produção de arte ficou a cargo de Isabela Sá.

Curiosidades:
- Na época, inúmeros jornais retrataram a trama de Contos de verão como autobiográfica. Entretanto, o autor Domingos Oliveira afirmou que, apesar de algumas coincidências entre Cabral e ele próprio, a minissérie sempre foi regida por parâmetros meramente ficcionais.
- A minissérie foi vendida para países como Angola e Portugal.

Trilha sonora:
- Com a trilha sonora composta por Guilherme Dias Gomes, a minissérie tinha como tema de abertura a canção Uma noite e meia, com a cantora Marina.

Fonte: Memória Globo

0 comentários: