Rede Globo Rede Record Rede Bandeirantes TV Cultura TV Manchete HBO FOX

terça-feira, 30 de março de 2010

Labirinto



Autoria: Gilberto Braga
Colaboradores: Leonor Bassères, Sérgio Marques e Marília Garcia
Direção: Dennis Carvalho, César Rodrigues e Mário Márcio Bandarra
Direção geral: Dennis Carvalho
Direção de núcleo: Wolf Maya
Período de exibição: 10/11/1998 - 18/12/1998
Horário: 22h30
Nº de capítulos: 20


Elenco:
Antônio Fagundes - Ricardo Velasco
Malu Mader - Paula Lee (Ângela)
Fábio Assunção - André Meireles
Marcelo Serrado - Júnior (Otacílio Martins Fraga Júnior)
Luana Piovani - Virgínia
Isabela Garcia - Yolanda (Yoyô)
Deborah Evelyn - Cibele
Daniel Dantas - Investigador Urbano
Nicette Bruno - Edite
Françoise Forton - Wanda
José Lewgoy - Dr. Mateus
Otávio Müller - Emiliano
Alice Borges - Nietinha
Luciano Szafir - Ivan
Jackson Antunes - Teodoro
Tetê Medina - Zuleika
Guilherme Leme - Horácio
Buza Ferraz - Sílvio
Ivan Cândido - Claudionor
Odilon Wagner - Rodrigo
Raul Gazolla - Franklin
Helena Fernandes - Letícia
Carlos Machado - Guga
André Barros - Beto
Christine Fernandes - Dora
Maurício Branco - Lamego
Virginia Cavendish - Fernanda Peixoto

Participações Especiais:
Paulo José - Otacílio Martins Fraga
Cláudia Abreu - Liliane
Suely Franco - Abigail
Betty Faria - Leonor Martins Fraga

A Trama:
- Labirinto é uma história policial que tem como ponto de partida o assassinato de um proeminente empresário da alta sociedade carioca, Otacílio Martins Fraga (Paulo José), dono das empresas Martins Fraga.
- Otacílio recebe uma homenagem na Bahia em função de seus investimentos no estado. Na saída do evento, sua mulher, Leonor (Betty Faria), é seguida até a porta do hotel, sequestrada e colocada dentro de um carro por um homem desconhecido. No hotel, trabalha André (Fábio Assunção), responsável pelos passeios de barco. Ele vê o ocorrido e segue o carro, até deter o seqüestrador. Em função do que acontecera, André reencontra Júnior (Marcelo Serrado), filho mais novo de Otacílio e seu amigo de colégio.
- Percebendo a garra de André, Otacílio oferece emprego ao jovem no grupo Martins Fraga, que ele aceita apesar de seu orgulho. Na empresa, realiza seu trabalho com empenho. Seu objetivo é dar à sua avó Edite (Nicette Bruno) o conforto merecido.
- Na empresa, André conhece Paula Bonfim Velasco (Malu Mader), conhecida como Paula Lee, por quem demonstra certo interesse. Paula é uma garota de programa ambiciosa, que só sai com homens da alta sociedade.
- André é chamado pelo amigo Júnior para um jantar em sua casa, para conhecer Virgínia (Luana Piovani), namorada dele. André acaba se sentindo atraído pela namorada do amigo e passa a lutar para não se envolver ou ser desleal.
- André recebe um relógio de presente de Leonor em gratidão ao que fizera, e Ricardo (Antônio Fagundes), amante de Leonor, fica enciumado. Leonor quer fugir do país com Ricardo, mas ele alega que somente os dois milhões de dólares que possuem é pouco para os dois viverem no exterior.
- Na festa de fim de ano da família, André está presente e é chamado no quarto de Leonor para recuperar um arquivo que ela alega ter perdido no computador. Leonor, então, pede a André que a ajude a colocar o vestido, marcando um encontro com o jovem na casa de veraneio da família em Búzios. Ao perceber que Ricardo estava se aproximando, Leonor pede que André se esconda num outro local do quarto e deixa a porta entreaberta. André deixa os amantes a sós e tenta fugir pela janela. Sem conseguir, volta e presencia o assassinato de seu chefe, que leva um tiro nas costas e cai pela janela. O assassino não fora visto, mas André pega uma arma que estava sobre uma mesa e sai para defender Otacílio, que cai sobre a calçada. André, então, passa a ser o principal suspeito do crime, tendo que fugir para conseguir provar sua inocência. Urbano (Daniel Dantas) é o investigador encarregado do caso.
- Em meio a todas as intrigas, Virgínia, Paula e Júnior dão apoio a André. Eles acreditam na sua inocência e o ajudam a descobrir o verdadeiro assassino. Paula chega a se casar com Ricardo para saber mais sobre seu envolvimento no desvio de dinheiro da empresa e, possivelmente, no assassinato do empresário.
- Descobre-se que, no dia do assassinato, Otacílio havia recebido um arquivo sobre as fraudes nas finanças da empresa que indicavam que Júnior sabia dos roubos. Exasperado com a situação, ele põe o filho para fora de casa, mas acaba sendo morto por ele.
- André e Júnior se enfrentam em um duelo final. Júnior acaba morto, caindo num precipício. Leonor e Ricardo, cúmplices do assassino, acabam separados. Ela foge em um helicóptero, e ele agarra-se ao veículo até não agüentar mais e cair. Livre para viver seu amor com André, Paula recebe ainda a herança de seu marido.
- Os outros filhos de Otacílio, todos de seu primeiro casamento com a requintada Zuleika (Tetê Medina), compõem um interessante núcleo formado pelo medíocre Emiliano (Otávio Müller), a "quase" ninfomaníaca Nietinha (Alice Borges), que acha que todos os homens têm segundas intenções com ela, e a discreta Letícia (Helena Fernandes). Com eles, estão os seguintes personagens: a divertida Yolanda (Isabela Garcia), conhecida como Yoyô, casada com Emiliano; o aproveitador Ivan (Luciano Szafir), namorado de Nietinha, e o honesto e correto Franklin (Raul Gazola), esposo de Letícia. Yolanda se destaca por ser fútil e deslumbrada com a fama daqueles que saem em colunas sociais. Chega ao ponto de assumir o assassinato do sogro só para ser capa de jornais e acaba sendo enviada pela família para uma clínica de repouso na Suíça.

Produção:
- Uma equipe de 90 pessoas gravou em cerca de dez dias as primeiras cenas da minissérie em Salvador. Foram gravadas cenas no Iate Clube do Rio de Janeiro, no de Niterói e, também, no Jóquei Clube, com muitas seqüências de ação e figurantes. Só no Jóquei, mais de 160 pessoas fizeram figuração nas arquibancadas para uma das cenas de fuga de André. Todos os 26 grandes cenários foram montados apenas uma única vez, ao contrário do que ocorre nas novelas, quando os cenários são periodicamente montados e desmontados. Esse recurso possibilitou que os acabamentos fossem melhor tratados, permitindo maior riqueza de detalhes e utilização de materiais diversos.
- Merecem destaque a direção de arte e a cenografia de Labirinto, responsáveis pelo visual sofisticado e elegante da minissérie. Os figurinos expressavam luxo, com aspecto clean e elegância.

Curiosidades:
- Labirinto marcou a volta de Gilberto Braga à televisão, após quatro anos afastado.
- Malu Mader e Isabela Garcia ganharam destaque em seus respectivos papéis de Paula Lee e Yoyô, diferentes de tudo que haviam feito até então em televisão.
- O diretor Dennis Carvalho faz uma pequena participação como fotógrafo de celebridades.
- De 08 até 18 de fevereiro de 2005, houve reapresentação de Labirinto no canal Multishow, na versão internacional de 15 capítulos, em homenagem aos 40 anos da Rede Globo.
- A minissérie foi vendida para países como Honduras, Nicarágua, Peru, Portugal, República Dominicana, Rússia, Uruguai e Venezuela.

Trilha sonora:
- Com sucessos como If it makes you happy, cantada por Sheryl Crow, música tema de Paula e André, a trilha de Labirinto contou ainda com canções como Âmbar, de Adriana Calcanhoto, na voz de Maria Bethânia, e Verbos sujeitos, de Christiaan Oyens e Zélia Duncan, cantada por Zélia.

Fonte: Memória Globo

1 comentários:

cristian-monteiro disse...

Minissérie Perfeita, Malu Mader fez de Paula Lee uma personagem inesquecível...