Rede Globo Rede Record Rede Bandeirantes TV Cultura TV Manchete HBO FOX

domingo, 28 de março de 2010

Meu Marido



Autoria: Euclydes Marinho e Lula Torres
Direção: Walter Lima Jr.
Período de exibição: 07/05/1991 - 17/05/1991
Horário: 22h30
Nº de capítulos: 8

Elenco:
Ana Jansen - Valentina
Antônio Grassi - Cláudio
Bel Kutner - Gabi
Bernardo Jablonski - Jorge
Buza Ferraz - Garcia
Edson Guimarães - Desembargador José
Elizabeth Savalla - Maria
Evandro Leandro - assistente de Bruno
Flavio Santiago - delegado
Floriano Peixoto - homem de terno
Gisela Sá - Sonia
Guida Vianna - Alice
Helena Ignes - promotora
Henri Pagnoncelli - Artur
Imara Reis - Carmem
Jalusa Barcelos - Silvia
João Acaiabe - Sebastian
José Lewgoy - Pedro Américo
Juliana Sileman - Aline
Liana Duval - Helena
Lilian Fernandes - Tia Laura
Luiz Ernesto Vital Brasil
Marcio Augusto - Dr. Rodrigo
Mario Roberto - André
Nelson Dantas - Max Monteiro
Nuno Leal Maia - Carlos Zanata
Otavio Augusto - Rubens
Pituca - Presidente do Tribunal
Rafael Salgado - Raul
Ricardo Brajterman - Nelson
Roberto Lopes - Victor
Romeu Evaristo - Pinduca
Roney Vilella - Papai Noel e Tatuado
Sandrão - Balelé
Severino Sotero - Mete-Bronca
Tonico Pereira - Dr. Jarbas
Vanda Lacerda - D. Edite
Vicente Barcellos - Bruno
Waldemar Berditchevsky - Dr. Gilberto

A Trama:
- Carlos Zanata (Nuno Leal Maia) é um exemplar pai de família e funcionário público com fama de incorruptível. Na noite de Natal, entretanto, após retornar de uma viagem, é preso em flagrante, após ser encontrada cocaína no estofamento de seu carro. Com a inesperada prisão do marido, Maria (Elizabeth Savalla), uma comum dona de casa, passa a lutar corajosamente para provar a inocência de Carlos, enfrentando batalhões de policiais, jornalistas, advogados e amigos assustados. A fim de esclarecer o ocorrido, inicia-se uma intensa investigação, que passa a ser o fio condutor da trama.
- Integrantes de uma família aparentemente feliz, os filhos do casal Carlos e Ana passam a enfrentar problemas com os amigos. Os problemas ganham dimensões maiores quando Carlos se envolve com Carmem (Imara Reis), sua advogada. Quando tudo parecia apontar para a clara inocência do réu, novas pistas surgem, e a idoneidade de Carlos passa a ser questionada.
- Carlos era auditor de contas da União e havia encontrado irregularidades em uma hidrelétrica. Como não havia aceitado suborno em troca do arquivamento do processo, a cilada da cocaína fôra armada para incriminá-lo. Na prisão, ele recebe uma oferta para que, em troca de sua liberdade, o processo da hidrelétrica seja arquivado. Carlos aceita o acordo, recebendo em troca dinheiro. É, no entanto, expulso de casa por sua mulher e muda-se para o apartamento de Carmem.
- Carmem rompe o relacionamento com Carlos por não suportar nada parecido com um casamento. Bêbado, ele volta para a casa de Maria, contando sobre as ameaças que recebia e que sempre soube quem eram os responsáveis pelas drogas colocadas em seu carro. Maria, ainda mais decepcionada, diz que é à polícia que ele deve explicações, inclusive sobre uma conta milionária que possuía.
- No dia seguinte, Carlos encontra aqueles com quem havia feito o acordo, devolve-lhes o dinheiro e diz que quer desfazer o trato. Após levar uma surra dos bandidos, segue para a auditoria, onde retoma o processo da hidrelétrica decidido a contar toda a verdade, com os nomes de todos os envolvidos. Na cena final, Maria vai vê-lo. Ele pergunta se ela está disposta a ajudá-lo a lutar pela verdade. Com lágrimas nos olhos, ela sinaliza com a cabeça que não.

Produção:
- Para garantir maior veracidade às cenas na cadeia, foi usado como locação um presídio em Niterói. Os próprios presos serviram como figurantes nas gravações.

Curiosidades:
- A idéia inicial era que Meu marido fosse exibido como uma novela em 130 capítulos. Entretanto, reduzida, inaugurou a programação das Séries brasileiras de 1991.
- Meu marido foi a primeira minissérie dirigida por Walter Lima Jr. na Rede Globo.
- A minissérie foi vendida para Angola, Bolívia, Canadá, Chile, Grécia, Peru, Portugal, República Dominicana e Venezuela, entre outros países.

Fonte: Memória Globo

0 comentários: