Rede Globo Rede Record Rede Bandeirantes TV Cultura TV Manchete HBO FOX

domingo, 28 de março de 2010

O Portador



Autoria: José Antônio de Souza
Colaboração: Aziz Bajur
Direção geral: Herval Rossano
Período de exibição: 10/09/1991 – 20/09/1991
Horário: 22h30
Nº de capítulos: 8

Elenco:
Alcione Mazzeo - Rosalia
Ana Gallo - Soninha
André Luis - Quiquito
André Valli - Morais
Andréa Veiga - Eliane
Aracy Cardoso - Ruth
Camilo Bevilacqua - Marques
Carlos Duval - Isauro
Cezar Pezzuoli - Dr. Romeu
Claudia Vianna - Virginia
Cristina Mullins - Débora
Debora Catalani - Vania
Dedina Bernadelli - Marlene
Edwin Luisi - Aurélio
Eliana Martins - aeromoça
Françoise Forton - Patricia
Helio Ribeiro - Dr. Avelar
Heloisa Machado - Guiomar
Hemilcio Fróes - pai de Nem
Ivan Albuquerque - Dagoberto
Jairo Arco e Flexa - Sacramento
Jayme Periard - Léo
Jonas Bloch - Reginaldo
Jonas Mello - Alfredão
Kate Hansen - delegada
Kimura Schetino - Fubá
Lafayette Galvão - Janjão
Leonardo Franco - Co-piloto
Leonora Soledade - Cíntia
Lilia Cabral - Luciana
Marcia Couto - Regina
Marly Bueno - Edite
Mayara Magri - Jacira
Naura Schneider - aeromoça
Nena Camargo - Nem
Othon Bastos - Dr. Cerqueira
Paulo Pinheiro - atendente
Pedro Vasconcellos - Victor
Raymundo de Souza - Oscar
Ricardo Blat - Alencar
Ricardo Petraglia - Vicente
Roberto Pirillo - Álvaro
Rony Ferreira - Piloto do avião
Sarita Rodrigues - Marilu
Thelma Reston - farmacêutica
Thereza Amayo - Laurita
Tony Ferreira - Comandante Ramos
Vitor Branco - César
Wilza Carla - Dodora
Zezé Polessa - Vilma


A Trama:
- Com argumento e direção geral de Herval Rossano, a minissérie O portador conta a história de Léo (Jayme Periard), um rapaz que recebe uma transfusão de sangue após um acidente de avião. Algum tempo depois, ele se oferece para doar sangue à mãe de uma amiga e acaba descobrindo que contraíra o vírus da Aids. Num primeiro momento, o desespero toma conta, e ele faz tudo para saber de quem fora o sangue contaminado que havia recebido. Em sua luta, Léo vai aos poucos redescobrindo a esperança.
- A minissérie aborda de forma quase didática a possibilidade de alguém não pertencente a qualquer grupo de risco ser vítima da Aids, as limitações e preconceitos enfrentados pelos portadores do vírus HIV e, sobretudo, a importância da esperança e o respeito no tratamento das vítimas da doença.
- Léo trabalha em uma empresa de congelados e tem como sócio o casal Reginaldo (Jonas Bloch) e Luciana (Lilia Cabral). Reginaldo, mesmo tentando ajudá-lo, encara o preconceito da própria mulher, que não quer manter contato com Léo, afastando, inclusive, os filhos da convivência com o rapaz.
- A fim de saber quem entre os passageiros do avião o contaminara, Léo se depara com personagens como Álvaro (Roberto Pirillo), que – apesar de casado – levava uma vida promíscua; Aurélio (Edwin Luisi), homem correto e distinto, homossexual que possui um namorado aidético em fase terminal; Janjão (Lafayete Galvão) e Dodora (Wilza Carla), um casal obeso, donos de pastelaria, mas com problemas com a polícia pelo tráfico de sangue; Alfredão (Jonas Melo), um criador de cavalos de comportamento estranho.
- O final de O portador procurou deixar no ar uma mensagem de otimismo. Em meio à busca, Léo se envolve com Marlene (Dedina Bernadelli), uma antiga namorada, e constrói ao seu lado uma bonita relação, marcada por compreensão e amor.
- Léo descobre que fora Alfredão o seu doador, mas que ele não tinha ciência de que estava infectado. O encerramento acontece na fazenda de Alfredão, onde todos os sobreviventes do acidente se reúnem numa festa. Eles rezam e agradecem pela vida. Alfredão descobre que Diana, uma prostituta com quem havia se relacionado, morrera contaminada pelo HIV.

Curiosidades:
- A minissérie foi elogiada pelo então presidente da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (ABIA), o sociólogo Hebert de Souza (Betinho), e pelo médico Mário Barreto Correa Lima, do Hospital Gaffré e Guinle, um dos centros de referência de tratamento da Aids no Rio de Janeiro.
- Angola, Bolívia, Canadá, Colômbia, Costa Rica, Honduras, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai, Venezuela, foram alguns dos países para os quais a minissérie foi vendida.

Merchandising social:
- A minissérie abordou não só as dificuldades e preconceitos enfrentados pelos portadores do vírus da Aids, como também provocou uma discussão nacional acerca da necessidade de prevenção e de instrução a respeito da doença. A história de Léo colocou em debate conflitos emocionais e sociais vividos pelos portadores de HIV.

Fonte: Memória Globo

0 comentários: