Rede Globo Rede Record Rede Bandeirantes TV Cultura TV Manchete HBO FOX

quarta-feira, 24 de março de 2010

Parabéns pra você








Autoria:
Bráulio Pedroso
Colaboração: Geraldo Carneiro
Direção: Dennis Carvalho e Marcos Paulo
Produção do núcleo: Daniel Filho
Período de exibição: 16/02/1983 – 04/03/1983
Horário: 22h
Nº de capítulos: 13


Sinopse

Mendonça completa 40 anos, mergulhado numa impiedosa crise existencial. Aos 20 anos sonhou ser médico, ou escritor, talvez engenheiro. Aos 40 anos, percebe que não é nada disso que desejou pela vida afora. Hoje, apenas um professor de química enfastiado pela rotina e sem qualquer perspectiva de melhora.

Sua mulher, Maria Rita, uma jornalista, acaba percebendo que tem dentro de casa um tremendo entrecho para um programa de televisão. Discutir sobre todos os aspectos da crise dos 40.

Mas Mendonça acaba por se envolver com Irene, vinte anos mais jovem.


A Trama

- Parabéns pra Você tem como eixo principal a história do casal Mendonça (Daniel Filho) e Maria Rita (Débora Duarte). A trama começa quando Mendonça, um professor de física, completa 40 anos. Desanimado com sua vida, insatisfeito com o trabalho, queixa-se da rotina e da falta de perspectivas. Seu grande sonho era ter feito uma pós-graduação fora do Brasil, mas acabou não levando o projeto adiante e sofre por isso até hoje. Na relação amorosa, também, não se sente feliz, acabou se acomodando em um casamento que já dura vários anos.
- Maria Rita, por sua vez, é jornalista e está em ascensão profissional. Na vida pessoal, sabe que o casamento não vai bem e sofre com o desânimo de seu companheiro. Mas acaba tendo uma grande idéia graças a essa crise: criar um programa de entrevistas na emissora em que trabalha. Ela elabora um projeto em que entrevistará personalidades na faixa dos 40 anos, com quem irá discutir conquistas, crises e planos. O material reunido daria lugar, então, a uma grande reportagem especial. A direção da emissora aprova o projeto, e Maria Rita passa a comandar e produzir seu trabalho cheia de entusiasmo.
- A jornalista entrevista inúmeras pessoas, que se tornam personagens da minissérie. Alguns realizaram quase todos os sonhos, outros reclamam da acomodação em que vivem. Enquanto uns deram preferência à vida profissional, muitos falam da opção pela vida pessoal. Todos, portanto, fazem uma reflexão sobre as escolhas que fizeram até o momento.
- Dois dos entrevistados por Maria Rita são Volber (Juca de Oliveira) e Helena (Isabel Ribeiro), personagens importantes na minissérie. Eles estão em crise no casamento e discutem sobre o futuro da relação freqüentemente. No final da história, decidem que o melhor é a separação.
- Mara (Norma Bengell) também tem um papel importante na narrativa. Casada com Tito (Altair Lima), abandonou a carreira de cantora, o que a deixou muito amargurada e a levou a beber. Ela sofre com a dependência ao álcool e não consegue manter uma relação saudável com o apaixonado Tito. Depois de se separar da única pessoa que lhe dava suporte emocional, acaba tendo um final trágico: morre em um acidente de carro.
- Através dos depoimentos que colhe, Maria Rita forma um painel da sociedade, em que confronta opiniões reais e declarações fictícias. Além dos personagens da trama, a jornalista entrevista personalidades como Gilberto Gil, Cacá Diegues, Éder Jofre, Henfil, Luiz Carlos Maciel e Marina Colassanti, entre outros. Esses depoimentos também abordam os assuntos tratados pela série, mas servem de contraponto à história ficcional. Maria Rita atua como narradora e faz a ligação entre as histórias das pessoas que passam pelo seu programa.
- A história sofre uma reviravolta quando Mendonça e Maria Rita decidem se separar, e ele se envolve com Irene (Fernanda Torres), sua aluna, vinte anos mais jovem. Maria Rita se aproxima de Volber, e eles também acabam tendo um romance. No final da história, no entanto, Mendonça e Maria Rita se reconciliam, otimistas com a possibilidade de uma nova vida a dois.


Elenco

* Daniel Filho - Mendonça
* Débora Duarte - Maria Rita
* Fernanda Torres - Irene
* Altair Lima - Tito
* Cláudio Corrêa e Castro - Moreira Braga
* Isabel Ribeiro - Helena
* Jorge Dória - Baby
* Oswaldo Loureiro - Armando
* Norma Bengell - Mara
* Antônio Pedro - Zequinha
* Flávio Migliaccio - Valdir
* Sérgio Ricardo - Carlinhos
* Marcos Plonka - Isaac
* Tânia Scher - Glorinha
* Adriano Reys - Tiago
* Juca de Oliveira - Volber
* Walter Breda - Clodoaldo
* Nina de Pádua - Sandrinha
* Ruy Rezende - Paixão
* Ângela Vieira - Arlete
* José de Abreu - médico de Zequinha
* Vera Holtz - vendedora
* Neuza Borges - Rosa
* Ítalo Rossi - Vice-reitor
* Lúcia Veríssimo - assaltante

Curiosidades

- A personagem Mara, vivida por Norma Bengell, foi inspirada na cantora Maysa, que também era alcoólatra e morreu em um acidente de carro.

A minissérie teve uma das mais baixas audiências daquele ano - na época, a imprensa culpou o entrecho metalinguístico da trama como causa do fiasco.

A hoje atriz Flávia Alessandra fez figuração na minissérie, aparecendo no fundo de uma cena em que Daniel Filho e Fernanda Torres discutiam num restaurante. Curiosamente, Flávia se casaria muitos anos depois com o diretor da série, Marcos Paulo.

- A abertura de Parabéns pra Você merece destaque. Idealizada por Hans Donner, Ricardo Nauenberg e Marcos Paulo, mostra uma bailarina (Juliana Carneiro da Cunha) que dança como um polichinelo. A abertura contou com a direção de fotografia de Edgar Moura e José Joffily, dois renomados profissionais com atuação em cinema.

- Segunda produção do Núcleo Daniel Filho, as gravações de Parabéns pra Você foram feitas em locações como uma mansão no Leblon e na Torre do shopping Rio Sul, na cidade do Rio de Janeiro, e na praia de Saquarema (RJ).


A atriz Juliana Carneiro da Cunha aparecia na abertura

Trilha sonora:
- O músico Dori Caymmi foi o responsável pela produção musical da minissérie.

0 comentários: