Rede Globo Rede Record Rede Bandeirantes TV Cultura TV Manchete HBO FOX

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Aline



Autoria: Mauro Wilson
Direção geral: Maurício Farias
Direção de núcleo: Guel Arraes
Exibição: 01/10/2009
Horário: 22h45
Nº de Episódios: 7

Elenco:
Maria Flor - Aline da Silva
Pedro Neschling - Pedro
Bernardo Marinho - Otto
Bianca Comparato - Kelly
Fernando Caruso - Wallace
Isio Ghelman - Yuri
Gilberto Gawronski - Pipo
César Cardadeiro - Max
Participação Especial:
Daniel Dantas - José da Silva Cândido (Zé)
Malu Galli - Dolores Silva
Otávio Müller - Rico
Camila Amado - Dona Rosa
Leona Cavalli - Vera
Paulo Miklos - Jorge
Paulo Betti - Zito
Giulia Gam - Sofia


- Irreverente, livre e moderna. Essas são algumas das características de Aline, personagem dos quadrinhos do cartunista Adão Iturrusgarai, que ganhou vida no especial de fim de ano homônimo exibido pela TV Globo em dezembro de 2008. Como nas tiras, Aline tem dois namorados, Otto (Bernardo Marinho) e Pedro (Pedro Neschling), com os quais divide um apartamento no centro de São Paulo. Otto ama Aline e é amigo de Pedro. Pedro ama Aline e é amigo de Otto. Eles vivem uma relação a três sem conflitos. Aline é uma garota ninfomaníaca que adora dar risadas, ler, ver filmes em preto e branco, pintar as unhas de vermelho, amarelo, azul, passear na chuva, comer doces, usar camisas estampadas com caveiras. Pode ser ciumenta, carente, brava, reflexiva e até agressiva. Com suas atitudes de garota mandona, é ela quem comanda a atração.
- A história tem início com Aline e o intelectual Otto morando juntos e tentando arcar com as muitas dívidas relacionadas ao apartamento onde moram. Aline resolve, então, procurar uma terceira pessoa para dividir as contas, e coloca no mural da portaria do prédio um anúncio procurando um rapaz jovem, atraente, atlético, de 20 e poucos anos. Após uma longa seleção dos candidatos à vaga, ambos se decidem pelo faz-tudo e tranquilo Pedro. A partir daí, os três passam a compartilhar a vida, as alegrias, as tristezas e também o amor. Aline vira namorada dos dois rapazes.
- Quem não gosta muito dessa situação é Dona Rosa (Camila Amado), a síndica do prédio, uma senhora conservadora que quer se livrar da inquilina por não concordar com a liberdade sexual que ela representa. Já os pais de Aline, Estevan (Daniel Dantas) e Dolores (Malu Galli), sempre foram liberais e aceitam a decisão da filha que, ao longo do programa, depara-se com uma possível gravidez. Só não sabe qual dos dois namorados é o pai.
- Dona Rosa convoca uma reunião de condomínio para decidir a expulsão de Aline e dos namorados do prédio, em nome da moral e dos bons costumes. A expulsão deixa de ser considerada depois que a garota revela, na frente de todos, que está grávida. Mas, no final do especial, Aline faz um teste de gravidez e descobre que foi alarme falso. O trio termina unido e feliz, dançando no terraço do prédio ao som de You Know I’m No Good, sucesso de Amy Winehouse. Essas cenas foram feitas no terraço do edifício Planalto, no centro, e Aline, Otto e Pedro imitam os passos da coreografia dos personagens do filme Bande à Part (1964), de Jean-Luc Godard. O filme foi um dos recomendados aos atores, pela direção, como preparação para os papéis. Clássicos como Uma Mulher É uma Mulher (1961), também de Godard, Jules e Jim (1962), de François Truffaut, e longas mais recentes como Os Sonhadores (2003), de Bernardo Bertolucci, também estão entre as referências cinematográficas usadas pela direção.
- Em entrevistas concedidas à época das gravações, o autor Mauro Wilson e o diretor Maurício Farias frisaram que um dos grandes desafios que enfrentaram foi adequar a linguagem das tiras à TV. Na adaptação televisiva, a história virou uma comédia romântica, cujo ponto de partida é a ousadia do amor de uma mulher por dois homens. Mas a abordagem ganhou um humor mais delicado, para não chocar o público do veículo. No especial, embora Aline divida a cama com os dois namorados, não há cenas de nudez e sexo, que estão muito presentes nos quadrinhos estrelados pela personagem. Nem a personagem é tão libertina quanto nas tiras, nas quais aparece como uma viciada em sexo. A Aline da TV aparece, no máximo, de calcinha e sutiã.
- O triângulo de Aline traz à lembrança o seriado infanto-juvenil Armação Ilimitada, exibido na TV Globo entre 1985 e 1988, em que a jornalista Zelda Scott, interpretada por Andréa Beltrão, tinha um envolvimento amoroso não explícito com os surfistas Juba (Kadu Moliterno) e Lula (André de Biase).
- Cenários e figurinos seguiram a estética das histórias em quadrinhos, com muitos elementos coloridos. Segundo o produtor de arte Guga Feijó, a modernidade deu o tom dos ambientes, personalizados por Aline e seus namorados. Não foi diferente nos figurinos criados por Cao Albuquerque: Aline mistura peças modernas com roupas de brechós, e tem referências no rock e nas pin ups, tudo com muita cor, traduzindo o espírito irreverente e criativo da personagem. Não faltou a minissaia preta com o desenho de uma caveira, que faz parte do figurino da Aline dos quadrinhos.
- Para viver Aline, a atriz Maria Flor fez duas falsas tatuagens: um coração espetado por várias flechas no braço esquerdo e um gatinho no peito do pé direito. No especial, porém, Aline tem cabelos pretos - diferentemente da tira original, em que a personagem é ruiva.
- Os músicos Branco Mello (Titãs) e Emerson Villani assinaram a trilha sonora do especial que, entre outras locações usadas em São Paulo, estão a Galeria do Rock (local onde Aline trabalha, em uma loja de CDs), o parque do Ibirapuera, a famosa rua Augusta e o elevado Costa e Silva, mais conhecido como Minhocão.

Curiosidades:
- As tiras de Aline começaram a ser publicadas em 1996, no jornal Folha de S. Paulo. Dois anos depois, Adão Iturrusgarai publicou o primeiro livro das tiras, Aline e Seus Dois Namorados. A personagem já ganhou uma versão animada, com cinco episódios exibidos em 2005 pela versão brasileira do canal Cartoon Network (em associação com a Warner Brothers), no bloco Adult Swim. Na animação para a TV, Aline ganhou a voz de Fernanda Fernandes.
- Na TV Globo, Adão Iturrusgarai já integrou a equipe de redação do infantil TV Colosso (1993) e, em 1997, fez parte da equipe de redatores dos humorísticos Sai de Baixo e Casseta & Planeta, Urgente!

0 comentários: