Rede Globo Rede Record Rede Bandeirantes TV Cultura TV Manchete HBO FOX

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Força - Tarefa



Autoria: Fernando Bonassi e Marçal Aquino
Direção: Mário Marcio Bandarra
Direção de geral: José Alvarenga Jr.
Exibição: 16/04/2009 (1ª temporada)
Horário: 23h00

Elenco:
Murilo Benício - Tenente Wilson
Milton Gonçalves - Capitão Caetano
Hermila Guedes - Sargento Selma
Juliano Cazarré - Cabo Irineu
Henrique Neves - Cabo Oberdan
Osvaldo Baraúno - Sargento Genival
Nando Cunha - Samuca
Rodrigo Einsfeld - Praça Jorge
Rogério Trindade - Jonas
Fabíula Nascimento - Jaqueline

Tenente Wilson (Murilo Benício) – Homem cuja principal marca é a inegociável inflexibilidade quanto ao caráter das pessoas, em especial a dos policiais. É, por isso, uma espécie de Dom Quixote, pois luta contra forças muito maiores e mais antigas do que pode controlar. Além da namorada, Jaqueline, convive constantemente com a presença de Jonas. Fora da corregedoria, tem Samuca como seu principal informante.
Coronel Caetano (Milton Gonçalves) - O chefe da equipe é um oficial veterano e respeitado. Suas vivências na profissão lhe conferiram uma visão desencantada do mundo. E, por isso, age com mais tolerância do que o tenente Wilson.
Sargento Selma (Hermila Guedes) - Única mulher da corregedoria. É obrigada a tolerar diariamente as piadas machistas dos companheiros de equipe – em especial de Irineu – que, no fundo, tem especial interesse na colega de equipe.
Cabo Irineu (Juliano Cazarre) - Impetuoso, tenso e provocador, se mostra mais disposto a resolver seus casos na base da força. Além das piadas que dirige a Selma, não tem vergonha de expor seus preconceitos e opiniões de caráter duvidoso.
Cabo Oberdan (Henrique Neves) - Em contraponto a Irineu, acredita na lógica e na dedução como as melhores armas para solucionar crimes. É um conciliador, que vive tentando proteger Selma dos companheiros machistas.
Sargento Genival (Osvaldo Baraúna) - Ao contrário de alguns integrantes da equipe, não discute as ordens que recebe. Por sua frieza e coragem, sua intervenção é fundamental nos momentos de ação.
Praça Jorge (Rodrigo Einsfeld) - Responsável por municiar os companheiros com informações, pesquisas e documentos. É um homem da área de arquivos e teme a rotina nas ruas.
Jonas (Rogério Trindade) - Espécie de padrinho de Wilson, quando flagrado envolvido em crimes, preferiu tirar sua vida a enfrentar a prisão. Sua imagem persegue Wilson como um “alter-ego” do policial, que surge em momentos inesperados para confrontá-lo com a realidade da vida: Wilson quer o mundo perfeito; Jonas sabe que é impossível.
Jaqueline (Fabíula Nascimento) - Namorada de Wilson, insiste no sonho de casar e ter um filho com o tenente, um solteirão assumido. Trabalha como atendente de enfermagem no setor de emergências de um hospital do Rio de Janeiro.
Samuca (Nando Cunha) - É o principal informante de Wilson. Paraplégico, ganha a vida circulando pelo submundo com sua cadeira de rodas. Trabalha como camelô vendendo de tudo um pouco aos turistas.

A Série:
Força-Tarefa mostra o dia-a-dia de uma equipe da corregedoria da PMERJ chefiada pelo Coronel Caetano e pelo Tenente Wilson que é encarregada de investigar os delitos cometidos pelos policiais.

Curiosidades:
- O diretor José Alvarenga Jr., sustenta a tese de que o sucesso de filmes como Tropa de Elite abriram portas para a produção do gênero na TV. Aliás, seu elogiado seriado só ganhou forma depois que o projeto de transformar o filme de José Padilha em série empacou - o longa terá uma continuação no cinema.

"A TV acabou se beneficiando dessa fonte do cinema. Filmes como Cidade de Deus e Tropa confirmaram o interesse do público por esse tipo de assunto.", afirma Alvarenga, que já dirigiu A Justiceira, uma das poucas iniciativas do gênero produzidas pela Globo na década de 1990.
"Um programa policial é muito mais caro que um de humor. São produções grandes e mais trabalhosas, que precisam ter um alto padrão para não sofrer a comparação e até competir com as séries americanas. Acima de tudo, o nosso desafio é contar uma boa história e impactar o público pela imagem. Você pode fazer um policial muito bom sem explosões.", conclui José Alvarenga Jr.

A segunda temporada estreou em 06/04/2010.

Episódios:

1ª Temporada
16/04/2009 - o sumiço de 5 milhões
23/04/2009 - lista negra
30/04/2009 - quadrilha de ladrões de carga
07/05/2009 - tolerância zero
14/05/2009 - horário de visita
21/05/2009 - pais e filhos
28/05/2009 - fogo cerrado
04/06/2009 - valor sentimental
11/06/2009 - apartamento 124
18/06/2009 - apenas um homem honesto
25/06/2009 - Temporada de Caça
02/07/2009 - Plantão Noturno


2ª Temporada
06/04/2010 - Dinamites Contrabandeadas
13/04/2010 - Os Justiceiros - Parte 1
20/04/2010 - Os Justiceiros - Parte 2


0 comentários: