Rede Globo Rede Record Rede Bandeirantes TV Cultura TV Manchete HBO FOX

domingo, 28 de março de 2010

Tereza Batista



Autoria: Vicente Sesso
Direção: Fernando Rodrigues de Souza e Walter Campos
Direção geral: Paulo Afonso Grisolli
Período de exibição: 07/04/1992 – 22/05/1992
Horário: 22h30
Nº de capítulos: 28

Elenco:
Adil Linhares
Alba Valéria - Zazá Bico Doce
Alessandra Teófilo
Álvaro Freire - Juiz Pio Alves
Amaral Cavalcanti
Ana Carla Costa
André Barros - Neco
Andréia Andrade
Andréia Vilela
Angélica Martan
Antonio Leite - Lula
Arildo Deda
Armindo Bião
Auricéia Araújo
Axel Ripoll
Ayrton Amorim
Carina Vieira
Carlos Alberto Santana - Mestre Gunzá
Carmela Soares - Berta Teodora
Carmelita Oliva
Carmem Palhares - Joana das Folhas
Castro Gonzaga - Dr. Amarildo
Catalina Bonaki
César Costa e Silva
Chico Expedito - Rosalvo
Clementino Kelé
Cleyde Blota - Marina
Conceição Abade
Cosme dos Santos
Daniel Menezes
Décio Carlos
Edir Castro
Edson Fieschi - Marcelo
Eduardo Adjiberu
Edwiges Gama
Eliude Silva
Emiliano Queiroz - Altinor
Feliciano Santos
Felipe Wagner - Libório
Fernando Amaral - Cristóvão
Fernando Santos
Genilda Maria
Geraldo Aragão
Guilherme Correa - Silo Melo
Hamilton Santana
Haroldo de Oliveira - Max das Negras
Helena Inês - Maricota
Hélio Ferreira
Herson Capri- Capitão Justo
Hugo Gross - Daniel
Humberto Martins - Januário Jereba
Iara Jamra - Carmem
Isa Trigo
Isaura Oliveira
Isolda Cresta - Paulina
Ivan Cândido - Prefeito de Cajazeiras
Ivan Mesquita - Comissário Lobão
Ivan Sena - Coronel Bráulio
Ivan Setta - Vavá
Ivone Hoffman - Ponciana
Jackson Santos
Jaime Costa
Jane Lacerda
Jayme Periard - Oto Espinheira
João Marcos
Joel Barcellos - Terto Cachorro
Joelma Ninb
Jorge Cherques - Greta Garbo
Jorge Dória - Coronel Emiliano
Jorge Lins
José Augusto Branco - Lírio Baeta
Julio Braga - delegado de Cajazeiras
Jurema Penna - Gregória
Lala Schneider - Otaviana
Leandro Reis de Souza
Leo Wainer
Lícia Magno
Luiz Carlos Reis
Luiz Eduardo Oliva
Luiz Mendonça
Manuela Assunção
Marcelo Picchi - Peixe Cação
Márcio Augusto - Chico Meia Sola
Marcos Paulo - Tulio Boccatelli
Maria Adélia
Maria Gladys - Felipa
Maria Silvia - Badé
Mariano Ferreira
Mario Gusmão
Markus Trolleis
Martha Overbeck - Pérola
Maurelina Santos
Mauro Mendonça - Hipólito
Nadja Piauitinga
Nelson Dantas - Juiz Eustáquio Fialho
Neusa Navarro
Noeli Campo
Norma Geraldy - Dona Carmelita
Olga Gutierrez
Orlando Vieira - Simão Lamego
Othon Bastos - Lulu dos Santos
Pablo Sobral
Patrícia França - Tereza Batista
Ray Alves
Regina Dourado - prostituta
Roberto Andrade Nogueira - doente
Roberto Lopes - Dalmo Coca
Rogério Trindade
Rosana Rodrigues - Cabrita
Sandra Barsotti - Beatriz
Severo D’Acellino
Sonaira D’Ávila
Stepan Nercessian - Almério
Tadeu Machado
Taty Lima
Teresa Castro
Tonho Baixinho
Úrsula Canto - Aparecida
Vânia Alexandre - Magda Amália
Vicente Barcellos - Marcos Lemos
Walquíria Donizete
Walquíria Sandes
Wanda Kosmo - Bolo Fofo
Yvan Mesquita - Comissário Lobão
Zilka Sallaberry - Veneranda

A Trama:
- Adaptada por Vicente Sesso do romance Tereza Batista cansada de guerra, de Jorge Amado, a minissérie conta a vida de Tereza Batista (Patrícia França) dos 13 aos 27 anos de idade, acompanhando a sua transformação de menina em mulher.
- Nascida na cidade de Cajazeiras, Tereza Batista é acolhida por Iansã e recebida por todos os orixás, numa prova de que eles sempre estarão por perto para protegê-la. É apenas uma criança quando sua tia Felipa (Maria Gladys) a vende para o temido capitão Justo (Herson Capri), um colecionador de meninas que encontrou em Tereza alguém que não se intimida, mesmo sendo maltratada e violentada.
- Por saber ler e escrever, Tereza passa a trabalhar no armazém de Justo, onde conhece e se apaixona por Daniel (Hugo Gross), seu primeiro amor. Após serem pegos pelo capitão, Tereza e Daniel se sentem ameaçados e acabam por matá-lo. Presa, ela vê Daniel negar a cumplicidade no crime, afirmando que fora seduzido pela jovem. O rapaz torna-se, também, sua primeira decepção amorosa.
- Sua libertação da cadeia só aconteceu em função da intervenção exercida pelo advogado Lulu dos Anjos (Othon Bastos). Por meio do advogado, Tereza conhece o rico coronel Emiliano (Jorge Dória), com quem passa a viver um amor tranqüilo e seguro. Emiliano, no entanto, morre subitamente, e Tereza sai da casa do coronel sem levar nada, tão pobre quanto entrou.
- Sem opções, Tereza Batista procura Veneranda (Zilka Salaberry), uma cafetina, e passa a se prostituir. Mantendo o caráter e a personalidade firmes, assume a liderança das colegas de profissão na formação de um verdadeiro exército, que se mobiliza para conter os avanços da peste que invade a cidade e para tratar os contaminados. Mantém-se forte até mesmo quando o médico Oto Espinheira (Jayme Periard), com quem mantém uma relação, foge covardemente da cidade.
- Mas dentre todos os amores que tivera, um homem não lhe sai da cabeça. Um pescador de nome Januário Jereba (Humberto Martins), por quem foi defendida das garras de Justo quando ainda trabalhava no armazém. Tereza tem a chance de tornar seu sonho real quando reencontra Jereba e, com ele, desfruta de completa felicidade.
- Acostumada com obstáculo, Tereza tem que enfrentar o fato de seu amor ser casado. Jereba não tem coragem de abandonar sua mulher, pois ela é muito doente. Tereza concorda com sua decisão, apaixonando-se ainda mais pelo caráter e integridade do pescador. Mas decide sair de Cajazeiras rumo a Salvador, onde se torna cantora de cabaré.
- Em Salvador, Tereza une-se aos protestos de amigas prostitutas contra as medidas tomadas por um delegado local, que exige a desapropriação de suas casas. Em meio a sua luta, Tereza Batista recebe a notícia de que Jereba havia morrido, após o barco em que estava ter colidido com um petroleiro.
- Tereza tinha um admirador: Almério das Neves (Stepan Nercessian), um homem bom e apaixonado, a quem ela sempre deixou claro que não amava. Entretanto, deprimida após a notícia da morte de Jereba, cede à insistência de Almério e aceita casar-se com ele.
- Com toda cidade na expectativa do seu casamento, Jereba ressurge quando Tereza apronta-se para a festividade. Ele conta que havia saído do barco um mês antes e já estava em Lima quando soube do acidente. Assim, os jornais acabaram por divulgar uma lista errada das vítimas. Vestida de noiva, Tereza Batista é levada nos braços por seu amado até um barco, de onde seguem para uma ilha deserta.
- As prostitutas que vestiam Tereza para a igreja, vão ao local onde Almério está junto a seus convidados, informado-o da fuga da noiva. Almério pára a festa e, tomado por um ato de profundo altruísmo, pede que a comemoração seja ainda em prol da felicidade de Tereza, que, enfim, estava vivendo seu verdadeiro amor.

Produção:
- Tereza Batista foi a maior produção realizada pela TV Globo até então, com elenco de mais de 160 atores e centenas de figurantes.
- A minissérie exibiu 28 capítulos, que foram gravados em diversas locações, usando somente duas câmeras. As cidades escolhidas foram Laranjeiras, Santo Amaro, São Cristóvão, Aracaju e Ilha do Coqueiro (SE) e Salvador (BA), onde as cenas foram gravadas no Pelourinho.
- Os cenários, que contaram com 62 interiores e 65 exteriores, foram levados praticamente prontos aos locais de gravação. Foram mais de 500 móveis utilizados para compor os ambientes.

Curiosidades:
- O projeto de adaptar Tereza Batista cansada de guerra para a TV havia sido encomendado por Daniel Filho a Walter George Durst, em dezembro de 1990. Durst adaptou a trama em 32 capítulos. Após uma conversa com Boni, o diretor Paulo Afonso Grisolli pediu ao autor para diminuir para 20 capítulos, alegando que 32 implicariam em uma superprodução. Durst argumentou que a redução iria embolar a trama, e, assim, Vicente Sesso ficou encarregado da adaptação, que fez em um prazo muito curto.
- Foi com a personagem Tereza Batista que Patrícia França, então com 19 anos, estreou na TV Globo, em seu primeiro trabalho como protagonista em televisão.
- A minissérie foi vendida para países como Angola e Portugal.

Trilha sonora:
- Sob a direção musical de Mariozinho Rocha, a trilha escolhida procurou trabalhar bem o sotaque baiano da minissérie. Com ampla participação da família Caymmi, a trilha sonora de Tereza Batista tinha canções como Vamos falar de Tereza, de Danilo e Dorival Caymmi, Modinha para Tereza Batista, de Jorge Amado e Dorival Caymmi, na voz de Simone Caymmi, Deixa ficar, interpretada por Nana Caymmi e, também, com a participação de Patrícia França, que colocou sua voz na canção Prá ficar no ponto.


Fonte: Memória Globo

0 comentários: