Rede Globo Rede Record Rede Bandeirantes TV Cultura TV Manchete HBO FOX

sábado, 27 de março de 2010

República



Autoria: Wilson Aguiar Filho
Roteiro: Wilson Aguiar Filho e Walter Avancini
Colaboração: Joel Rufino dos Santos
Direção: Walter Avancini
Período de exibição: 14-17/11/1989
Horário: 22h30
No de capítulos: 4

Elenco:
Alby Ramos - Seixas Magalhães
Almir Cabral – Custódio
Buza Ferraz - Silva Jardim
Carlos Kroeber - D. Pedro II
Castro Gonzaga - Marechal Deodoro da Fonseca
Claudio Cavalcanti - General Floriano da Fonseca
Cristovam Netto - Lindomar dos Prazeres
Felipe Wagner - Aristides Lobo
Francisco Dantas – Maracaju
Giovana Pieck - Lídia Gusmão
Grande Otelo - Patápio dos Prazeres
Hemílcio Fróes - Mota Maia
Herval Rossano - Visconde de Ouro Preto
Ida Gomes - D. Marianinha da Fonseca
Ivan de Albuquerque - Quintino Bocaiúva
Jorge Coutinho - André Rebouças
Lana Francis - mulher mendiga
Luis Antonio Pilar - Lucas Tavares
Luis Felipe de Lima - D. Pedro Augusto
Mariana MacNiven - Lídia Gusmão
Marilu Bueno – Gertrudes
Mauro Mendonça - Benjamin Constant
Miguel Rosemberg - Candido de Oliveira
Moacyr Deriquém - Major Lassance
Nívea Maria - D. Margarida Gusmão
Odilon Wagner - Conde D'Eu
Otávio Augusto - Dr. Alberto Gusmão
Pedro Veras - Rui Barbosa
Regina Macedo - Imperatriz Tereza Cristina
Sandra Annenberg - Dora Gusmão
Sebastião Lemos - Luis de Andrade
Telmo Avelar - Capitão Mallet
Tereza Rachel - Princesa Isabel
Walter Santos - José do Patrocínio

Trama:
- Em 1989, comemorava-se o centenário do nascimento da República no Brasil, e o povo voltava a escolher pelo voto direto o seu presidente. Nessas circunstâncias, a TV Globo lançou a minissérie República, que buscou mostrar de forma linear e com preocupação quase didática a conspiração tramada nos bastidores do poder imperial para a proclamação da República, iniciada quando militares rebelados aliaram-se a políticos da oposição e, em 15 de novembro de 1889, acabaram por depor D. Pedro II, pondo fim à monarquia no Brasil.
- As causas preponderantes no processo de proclamação da República são retratadas na minissérie, desde a abolição – com a qual o imperador perde sua mais sólida base de apoio – até o centralismo econômico e administrativo do governo imperial – que resulta numa reivindicação republicana na região Centro-Oeste do país –, culminando com a rebelião militar que envolve federalistas, senhores de escravos e republicanos.
- A minissérie ressalta a falta de participação e envolvimento popular no episódio. A população assistiu indiferente aos acontecimentos políticos. Entre os personagens que representam o povo, destacam-se Patápio dos Prazeres (Grande Otelo) – um negro velho, bondoso e já aposentado, que só pensa em deixar para o filho um emprego público que lhe garanta a sobrevivência – e Lucas Tavares (Luiz Antonio Pilar), negro alforriado e pacifista. A monarquia é representada por D. Pedro II (Carlos Kroeber), pela princesa Isabel (Tereza Rachel) e o Conde D’Eu (Odilon Wagner). Entre os militares estão o marechal Deodoro da Fonseca (Castro Gonzaga), apresentado como massa de manobra para os interesses republicanos, Benjamin Constant (Mauro Mendonça), o general Floriano Peixoto (Cláudio Cavalcanti) e o capitão Mallet (Telmo de Avelar). A burguesia é representada pelo Dr. Alberto Gusmão (Otávio Augusto), médico do general Deodoro da Fonseca, sua esposa Margarida (Nívea Maria) e a filha Dora (Sandra Annenberg).
- Simultaneamente à história política, há a história de amor de Lucas e Dora, que se envolvem mesmo sem a aprovação do pai da jovem.
- Ao final, para evitar que os progressistas alcançassem o poder, marechal Deodoro, mesmo com pena de D. Pedro II, decide proclamar a República. Por conseqüência, Ferrabrás (apelido do Visconde de Ouro Preto, vivido por Herval Rossano) e o ministro da Justiça Cândido de Oliveira (Miguel Rosemberg) são deportados, enquanto o imperador assiste a uma missa como se nada estivesse acontecendo.
- Patápio dos Prazeres morre sem entender o cenário político da República. Ele acredita que seus problemas podem ser solucionados com uma audiência com a Princesa Isabel.

Produção:
- Uma estrutura única de produção foi criada para as gravações de República e Abolição, uma vez que as duas séries se passam em cenários semelhantes e têm personagens em comum. Alguns atores participaram das duas produções, interpretando os mesmos personagens, como, por exemplo, Luiz Antonio Pillar, Tereza Rachel e Carlos Kroeber. A equipe técnica também se manteve a mesma, com produção de arte de Lila Bôscoli, figurinos de Pedro Sayad e cenografia de Silvana Gontijo.

Curiosidades:
- A minissérie era uma produção da Rede Globo em parceria com a produtora independente Cininvest e Avan Produções.
- Segundo o diretor, República era um produto com mais preocupação didática que dramática. A assessoria histórica ficou por conta de Chico Alencar (historiador e, na época, vereador do PT-RJ), que coordenou toda a pesquisa de reconstituição dos fatos.


Fonte: Memória Globo

0 comentários: